21 C
Marília

“AstronomiaShow” será realizado no próximo dia 16, em Marília

Últimas notícias

 

joao frazao

Evento tem a direção de João Frazão – ativista cultural, astrônomo amador, ator e teatrólogo – e vai revelar o meio ambiente por meio de sua biodiversidade

 

Com o apoio da Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Cultura – e da Oficina Cultural Tarsila do Amaral, será realizado no próximo dia 16 de dezembro (terça-feira), às 19h30, no Auditório “Prof. Octávio Lignelli”, o “AstronomiaShow”.

 

Segundo João Frazão, idealizador do projeto, “o objetivo é levar conhecimento da astronomia de uma forma diferente, agregando ciência e arte num só espaço, que de uma forma lúdica será apresentado numa ficção onde dois seres extraterrestres interagem com a humanidade para ensinar e incentivar o cuidado com o planeta e com o meio ambiente”.

 

“Durante o dia temos a companhia, luz e calor de nosso ‘Astro Rei Sol’, que é naturalmente o responsável por toda vida na Terra; à noite, a presença da Lua, onde os amantes se declaram, os poetas se inspiram e as águas refletem de volta para o espaço a sua luz esplendorosa. Já uma noite sem lua, sua escuridão nos revela a beleza e a dança das estrelas nos convidando a assistir um show particular”, complementa Frazão.

 

As pessoas terão oportunidade, por exemplo, de conhecer a história do Big Band – tão mostrada nos livros de história e ciência, assim como o sistema solar por meio da dança clássica e o aquecimento global que será representado através de uma peça teatral. As demais atrações são: os cantores Yuri Campagnoli e Katia Gally com um dueto com música contemporânea; o Espaço de Dança Gisele Bastos que irá desenvolver toda a parte de dança; e Lisbeth Andrade, da Unesp que fará a contação de história apresentando “A greve das estrelas”. Haverá também a declamação de poesias com os poetas Neusa, Gerci e Marcelo; e exibição de vídeo, entre outras.

 

O evento contará ainda com uma exposição de telescópio; uma maquete solar em escala de 4,5 m; um simulador de fases lunares; e um simulador de retração da luz onde as pessoas poderão ter acesso e manipular os equipamentos. Tudo será apresentado com explanações de João Frazão, além de um mural de fotos de astros estelares da fotógrafa amadora Gisele Gally.

 

“Como sabemos os povos antigos já buscavam o conhecimento por meio das estrelas, tanto para a agricultura, quanto para a navegação. Este evento será um grande marco na evolução e divulgação da astronomia”, diz Tais Monteiro, secretária municipal da Cultura.

 

“Este show não é uma simples apresentação artística e científica, mas um Diálogo Aberto com aqueles que amam a natureza e querem preservar a vida, como ela é, e a do Planeta”, finaliza Frazão.

 

O Auditório “Prof. Octávio Lignelli” fica no Centro Cultural – localizado na Av Sampaio Vidal nº245. A entrada para o “AstronomiaShow” é 1 kg de alimento não perecível – que será revertido para o Fundo Social de Solidariedade.

 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com João Frazão pelo telefone: (14) 99613-2498.

spot_img
Marília
nuvens quebradas
21 ° C
21 °
21 °
90 %
4.4kmh
59 %
sex
33 °
sáb
33 °
dom
34 °
seg
36 °
ter
26 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Em destaque