O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (26) que o plano para oferecer um visto “gold card” – cujo intuito é substituir o programa de vistos EB-5 – irá “vender loucamente”.
Ele apontou que a sua administração está organizando medidas para monetizar o sistema de imigração dos EUA e pagar a dívida nacional com as receitas geradas.
Trump propôs que os EUA vendessem um “gold card” a estrangeiros ricos, dando o direito a eles de viver e trabalhar nos EUA e oferecendo, assim, um meio para a cidadania em troca de uma taxa de 5 milhões de dólares.
Durante uma reunião do gabinete do governo nesta quarta-feira (26), Trump lamentou pelos estrangeiros que estudam nos EUA, mas perdem ofertas de emprego por conta de questões relacionadas ao visto.
“Quero que essa pessoa fique no país. Essas empresas podem comprar um “gold card” e usá-lo como recrutamento. Ao mesmo tempo, a empresa estará usando esse dinheiro para pagar dívidas. Vamos pagar muitas dívidas com isso”, disse Trump.
Ele argumentou que a mudança acabaria gerando mais empregos. “Temos que ser capazes de trazer pessoas para o país e queremos pessoas que sejam produtivas. E vou dizer a vocês: as pessoas que podem pagar 5 milhões de dólares, vão gerar empregos”.
Trump afirmou que este visto começará a estar disponível “em aproximadamente duas semanas”.
“Talvez venda loucamente. Acredito que vai. É um mercado”, concluiu.
Entenda a diferença entre green card e gold card, proposto por Trump, nesta matéria.
Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda
Fonte: www.cnnbrasil.com.br