Após o deputado Kim Kataguiri (União-SP) acionar a Controladoria-Geral da União (CGU) para investigar os custos da viagem da primeira-dama Janja da Silva a Roma, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também solicitou à Câmara dos Deputados que peça ao Ministério das Relações Exteriores detalhes sobre as despesas.
No documento protocolado nesta quarta-feira (26), Eduardo Bolsonaro requer informações como a lista de assessores da Presidência e do Ministério do Desenvolvimento Social que acompanharam Janja, se houve recebimento de diárias internacionais e quais foram os valores envolvidos.
Além disso, o deputado solicita a prestação de contas sobre os gastos com passagens aéreas, aluguel de veículos, hospedagem e demais custos relacionados à viagem.
Na justificativa do pedido, o parlamentar argumenta que a primeira-dama não ocupa cargo público e que a viagem foi financiada com recursos do governo.
“Este requerimento visa garantir que tais gastos estejam em conformidade com os princípios da legalidade, moralidade e eficiência na administração pública”, afirma o documento.
Janja viajou à Itália acompanhada de uma comitiva composta por 12 integrantes. Ao todo, a primeira-dama e os assessores gastaram aproximadamente R$ 292,3 mil em passagens aéreas e diárias. Somente as passagens de Janja custaram R$ 34 mil.
Até o momento, o Itamaraty não se pronunciou oficialmente sobre o requerimento.
A CNN entrou em contato com a assessoria de Janja e aguarda retorno.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br