30.5 C
Marília

Estudante da Baixada Santista selecionada para intercâmbio gosta de aprender inglês com música

Leia também

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas. Na Baixada Santista são 10 estudantes. 

A estudante Heloisa Cristina Lima, de Cubatão, está entre as selecionadas para intercâmbio na Nova Zelândia no segundo semestre. Aluna da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, Heloisa é a primeira da família a realizar uma temporada de estudos fora do país e comemora a oportunidade de viver essa experiência antes mesmo de completar 18 anos.  “Nem acredito que estou realizando esse sonho. Sei que vou aprender muito e voltar com uma visão totalmente diferente do mundo”, conta.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP divulga lista com mais 500 estudantes selecionados para o Prontos pro Mundo

A paixão de Heloisa pela língua inglesa e a cultura norte-americana é antiga e compartilhada pela mãe. “Um dos meus artistas favoritos é o Frank Ocean. Sempre ouvi músicas dele e de outros artistas com minha mãe. Isso ajudou muito no meu contato com o inglês”, revela.

No início das aulas preparatórias do Prontos pro Mundo, Heloisa teve um contratempo quando seu celular foi roubado. “Fiquei muito triste quando perdi meu celular, porque era minha principal ferramenta de estudo. Mas a escola me deu suporte e eu usava o computador da unidade para estudar”, conta a estudante. Como mora distante, ela optou por permanecer no local durante o dia e nas tardes de terças e quintas-feiras. “Era cansativo, mas valia a pena. Sabia que estava investindo no meu futuro”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Prontos pro Mundo: ‘Vou dar uma vida melhor para a minha irmã que me criou’, diz estudante do Alto Tietê

Os novos 500 selecionados se somam aos 500 alunos classificados no ano passado para as primeiras viagens do programa desde o lançamento — 332 deles já estão em solo internacional e os demais devem viajar nos próximos meses. Anualmente, a Educação deve levar 1.000 alunos para estadias de três meses a países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre. A lista de seleção está publicada no portal do programa, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/

LEIA TAMBÉM: ‘Desde criança queria morar em outro país’, diz aluna da região de Campinas selecionada para intercâmbio

A proposta da Seduc-SP é selecionar alunos de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos, incluindo presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.

“Nós divulgamos os nomes desses 500 estudantes, que totalizam os 1.000 estudantes que viajarão em 2025. Essa é uma alegria muito grande, uma expectativa muito grande e um estímulo para os nossos alunos que viajam no ano que vem”, diz o secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder. 

Feder destacou ainda o processo de seleção do programa. “O Prontos pro Mundo é uma lei estadual do governador Tarcísio que vai se perenizar, então todos os alunos do 9º ano das escolas estaduais têm que se concentrar no Saresp e depois, na 1ª série do Ensino Médio, estudar inglês para concorrer a uma das vagas do intercâmbio”, explicou o secretário sobre o processo de seleção. 

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias