A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas. Na região de São José do Rio Preto, são 43 estudantes.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP divulga lista com mais 500 estudantes selecionados para o Prontos pro Mundo
Entre os selecionados da região, está o estudante Caio de Mira Tavares, de 16 anos de idade, da Escola Estadual Pio X, em São José do Rio Preto. A expectativa é aperfeiçoar o inglês durante os três meses de viagem, além de conhecer e se adaptar a uma nova cultura.
O intercâmbio de Caio será no Canadá, exatamente o dos sonhos do estudante. Para ele, o país se destaca pela hospitalidade dos habitantes, pelo inglês considerado mais claro e por não ter muitas cidades superlotadas. Antes mesmo do anúncio, ele pesquisou sobre o clima local e descobriu que o frio predomina na maior parte do ano, com temperaturas mais amenas no segundo semestre, mas sem o calor intenso de sua cidade natal.
LEIA TAMBÉM: Aluna de Capão Bonito está entre intercambistas da Nova Zelândia no Prontos pro Mundo
Para ele, a oportunidade representa uma experiência inesquecível que agregará muito ao conhecimento e ao futuro profissional. “Meus pais estão entusiasmados e me dando total apoio. Eles acreditam que a vivência internacional será fundamental para que eu desenvolva ainda mais a confiança no idioma. Vai ser uma experiência muito boa, especialmente para colocar o inglês em prática”, completa o estudante.
Os novos 500 selecionados se somam aos 500 alunos classificados no ano passado para as primeiras viagens do programa desde o lançamento — 332 deles já estão em solo internacional e os demais devem viajar nos próximos meses. Anualmente, a Educação deve levar 1.000 alunos para estadias de três meses a países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre. A lista de seleção está publicada no portal do programa, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/.
A proposta da Seduc-SP é selecionar alunos de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos, incluindo presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.
LEIA TAMBÉM: Prontos pro Mundo: aluno de Campinas está entre os 43 alunos que embarcaram para a Nova Zelândia
“Nós divulgamos os nomes desses 500 estudantes, que totalizam os 1.000 estudantes que viajarão em 2025. Essa é uma alegria muito grande, uma expectativa muito grande e um estímulo para os nossos alunos que viajam no ano que vem”, diz o secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder.
Feder destacou ainda o processo de seleção do programa. “O Prontos pro Mundo é uma lei estadual do governador Tarcísio que vai se perenizar, então todos os alunos do 9º ano das escolas estaduais têm que se concentrar no Saresp e depois, na 1ª série do Ensino Médio, estudar inglês para concorrer a uma das vagas do intercâmbio”, explicou o secretário sobre o processo de seleção.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br