21 C
Marília

Famema completa 58 anos, um grande orgulho para Marília-SP

Últimas notícias

FAMEMA 58 ANOS
A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) completa na sexta-feira, dia 19 de janeiro, 58 anos. Criada em 1966, a Instituição iniciou suas atividades em janeiro de 1967 com o curso de Medicina. Em dezembro de 1966 lei municipal constituiu a sua entidade mantenedora, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília – FUMES. O curso de Enfermagem foi criado em março de 1981.
Em 1994, a Famema passou a ser Autarquia de Ensino em Regime Especial do Governo do Estado de São Paulo, ligada diretamente à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além dos cursos de graduação de Medicina e de Enfermagem, a Famema oferece os Programas de Pós-graduação em “Saúde e Envelhecimento” – Mestrado Acadêmico e em “Ensino em Saúde” – Mestrado Profissional, de Residência Médica em 30 especialidades e de Residência Multiprofissional em cinco áreas de atuação. A Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Famema enviou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) solicitação para implantação do Programa de Doutorado em Saúde e Envelhecimento na instituição.
Desde 1997, a Famema utiliza metodologias ativas de aprendizagem, pioneiras no País, que substituíram o método convencional em salas de aulas e inseriram os estudantes de Medicina e de Enfermagem, desde o primeiro ano, em unidades de saúde para o aprendizado na prática.
Na última edição do Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes), de 2020, os cursos de Medicina e Enfermagem obtiveram nota 5. A nota máxima obtida pelos estudantes coloca a Famema entre as mais qualificadas instituições de ensino, sendo a décima sexta no País e a quarta no Estado de São Paulo.

A Famema é polo presencial para apoio pedagógico, acompanhamento do desempenho e avaliação dos alunos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) na cidade de Marília.

Em 2015, o Governo do Estado de São Paulo criou a Autarquia HCFAMEMA – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – entidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde para fins administrativos e que atua em conjunto e de forma coordenada com a Faculdade de Medicina de Marília. O HCFAMEMA possibilita aos hospitais e ambulatórios servirem de campo para o ensino e o treinamento de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação da Famema.

A Comissão de Extensão da Famema divulgou o resultado do edital de chamamento público para institucionalizar Programas de Extensão. Em 2023 foram aprovados: Alfa Famema, Amigos do Sorriso – Alegria na Famema, Curso Pré-Vestibular Popular da Famema, Sensibilizarte Marília – Humanizar através da arte e Severinos.

Uma conquista inédita foi a realização de concursos públicos para a contratação de professores para a Instituição. Em 2022, o Governo do Estado autorizou a realização de concursos para a contratação de 75 professores para a Faculdade de Medicina de Marília. Todas as etapas dos concursos foram realizadas, e agora, os professores passam a ser contratados diretamente pela Famema por meio de concurso público e não mais pelas fundações de apoio – FUMES e FAMAR por processo seletivo. Em novembro, os primeiros 22 professores concursados foram convocados, tomaram posse e já foram efetivados na Famema.
“A Famema completa 58 anos, um grande orgulho para Marília. Estamos comemorando e evoluindo. A Famema finalmente contratou os primeiros servidores públicos desde a autarquização da instituição em 1994. Após a autorização do Governo do Estado para a realização de concursos públicos para 75 professores, os primeiros 22 professores já foram contratados. Dessa forma, passamos a renovar nosso quadro de pessoal. Estamos finalizando o processo de contratação do projeto executivo para o Campus Universitário. Também agilizamos o projeto para transformar a Famema em centro universitário, com a criação de mais cursos na área de saúde. Com o planejamento estratégico nos preparamos para o futuro com qualidade e organização. Agradeço a todos que se dedicam para tornar a Famema ainda mais forte”, enalteceu o Diretor Geral da Famema, Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz.

A Famema tem como Missão “Formar e qualificar profissionais com excelência em ciências da saúde, por métodos ativos, orientados ao interesse público e com responsabilidade social”.

 

spot_img
Marília
nuvens quebradas
21 ° C
21 °
21 °
90 %
4.4kmh
59 %
sex
33 °
sáb
33 °
dom
34 °
seg
36 °
ter
26 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Em destaque