A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas.
Na seleção do Prontos pro Mundo, o ranking de selecionados considera, inicialmente, um aluno por cada município e, após ocupadas as 318 vagas referentes às cidades que atendem aos requisitos do programa, as demais vagas são destinadas de acordo com a ordem de aprovação dos estudantes em todas as etapas. O selecionado da cidade de São Paulo nesta segunda etapa é o aluno Kauan Morais Silva, de 15 anos de idade, morador da zona leste.
LEIA TAMBÉM: Com Prontos Pro Mundo, pela 1ª vez SP tem intercâmbio internacional para mil alunos e 70 mil bolsas de inglês
Kauan estuda desde o 6º ano na Escola Estadual Professor Santos Amaro da Cruz, localizada no Jardim Colorado. Ter estudado durante todos os anos finais do Ensino Fundamental é uma das regras para que um aluno seja beneficiado pelo programa e Kauan esteve sempre em uma mesma escola.
O adolescente confessa que precisou se dedicar para conquistar um lugar na segunda etapa do Prontos pro Mundo depois que um “deslize” tirou o aluno da disputa das primeiras 500 vagas, anunciadas em 2024 para as viagens deste primeiro semestre. “Eu me considero um bom aluno, mas é preciso ter boas notas em todas as disciplinas. Me faltou ter uma boa nota em educação física, uma área que eu não me interessava tanto. Precisei me esforçar mais nessas aulas para estar entre os selecionados agora”, conta.
LEIA TAMBÉM: SP fortalece aprendizado com aumento de 70% no tempo de aulas de Matemática e 60% de Português
Kauan reconhece que as etapas de seleção do Prontos pro Mundo valorizaram os estudantes que se engajam e se interessam pelos estudos e destaca o incentivo de seus pais para que ele seja um bom aluno. “Meus pais vieram do nordeste e sabem como a educação faz falta”, conta ele. A mãe de Kauan, Zenilda, fez os anos iniciais do Ensino Fundamental e o pai, Damião, não concluiu a mesma etapa de escolarização.
No intercâmbio, Kauan ficará três meses no Canadá, onde cursará high school — etapa semelhante ao Ensino Médio. Ele diz que até o Prontos pro Mundo nunca imaginou que pudesse fazer intercâmbio, mas imaginava que um dia, quando adulto, pudesse morar em um dos países do norte do globo. Para isso, desde já está de olho em profissões que podem garantir um trabalho no exterior. Na escola Professor Santos Amaro da Cruz ele está matriculado no Ensino Médio Técnico no curso de desenvolvimento de sistemas, com aulas na própria unidade de ensino. Ele também pretende fazer faculdade na mesma área e já tem se dedicado ao Provão Paulista Seriado. Em 2024, fez a primeira das três provas de seleção da Seduc-SP para as faculdades e universidades paulistas.
Os novos 500 selecionados se somam aos 500 alunos classificados no ano passado para as primeiras viagens do programa desde o seu lançamento — 332 deles já estão em solo internacional e os demais devem viajar nos próximos meses. Anualmente, a Educação deve levar 1.000 alunos para estadias de três meses a países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre. A lista de seleção está publicada no portal do programa, em: https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/.
A proposta da Seduc-SP é selecionar alunos de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos, incluindo presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP divulga lista com mais 500 estudantes selecionados para o Prontos pro Mundo
“Divulgamos os nomes desses 500 estudantes, que totalizam os 1.000 estudantes que viajarão em 2025. Essa é uma alegria muito grande, uma expectativa muito grande e um estímulo para os nossos alunos que viajam no ano que vem”, diz o secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder.
Feder destacou ainda o processo de seleção do programa. “O Prontos pro Mundo é uma lei estadual do governador Tarcísio que vai se perenizar, então todos os alunos do 9º ano das escolas estaduais têm que se concentrar no Saresp e depois, na 1ª série do Ensino Médio, estudar inglês para concorrer a uma das vagas do intercâmbio”, explicou o secretário sobre o processo de seleção.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br