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Marília

Grandes paulistas superam cariocas em números de torcedores nos estaduais

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Na primeira fase dos campeonatos estaduais, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo contaram com 300 mil torcedores a mais do que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco nas arquibancadas. As equipes paulistas terminaram a última rodada antes do mata-mata com R$ 37,9 milhões arrecadados em bilheteria e público total de 649 mil pessoas. Já os cariocas acumularam R$19,3 milhões de receita e 349 mil torcedores no estádio.

Líder de público do estadual, o Corinthians já levou 262 mil torcedores para a Neo Química Arena. O valor é superior a quantia de torcedores de Botafogo (33 mil), Fluminense (80 mil) e Vasco (100 mil) juntos. Para Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young, empresa que atua no atendimento a associados de clubes como Cruzeiro, Vasco, Coritiba, Penãrol e Vitória, os números são justificados pela paixão da torcida:

“As equipes paulistas aproveitam de sua grande torcida e uma base de sócios muito sólida, que ajuda dentro e fora de campo. Cada dia mais se torna essencial que os clubes ouçam, atendam bem e valorizem os sócios-torcedores, que são essenciais para a saúde financeira das equipes. Em alguns casos, o programa de ST representa valores anuais que se equivalem ou até ultrapassam as cifras de acordos de patrocínio”, comenta Jorge.

Além de público e renda, outros fatores contribuem para que o Paulistão seja considerado o estadual mais rentável do Brasil. Questões como a maior premiação do país (R$ 5 milhões), craques renomados e patrocínios relevantes também explicam o sucesso da competição, que acumula quatro dos dez maiores acordos publicitários do Brasileirão.

“A entrada dos recursos das empresas de betting no futebol brasileiro representa uma forma de reforçar o principal esporte do país. Os valores, que estão se tornando cada vez mais expressivos e relevantes, ampliam o poder financeiro dos clubes. Como resultado, há mais capital disponível para investir em melhorias na infraestrutura, na contratação de novos jogadores e até nas categorias de base”, explica Ricardo Bianco Rosada, fundador da consultoria brmkt.co, que atua nas áreas de estratégia, branding, marketing e desenvolvimento de negócios.

Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras se classificaram para o mata-mata do Paulistão. No Rio de Janeiro, o Flamengo terminou a primeira fase como líder na classificação e no número de torcedores (134 mil) nos estádios. Vasco e Fluminense também avançaram para a próxima etapa do torneio, mas o Botafogo acabou eliminado.

Porém, além do que é apresentado dentro de campo, as experiências dentro dos estádios vem se mostrando igualmente fundamentais para a presença do público. Espaços como lojas, restaurantes e camarotes levam cada vez mais torcedores a chegarem mais cedo em dias de jogos para aproveitarem os serviços.

“Nossos camarotes proporcionam uma experiência única, com diversos atrativos que vão além dos 90 minutos. Além disso, oferecemos um serviço completo, que faz o torcedor que vem em um jogo voltar várias vezes para repetir a experiência”, relata Leonardo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, agência especializada na gestão de camarotes que está presente em todos os quatro estádios dos grandes de São Paulo.

O Allianz Parque, por exemplo, coloca à disposição dos seus frequentadores espaços e ativações que tornam mais proveitosa a ida do torcedor ao estádio. A Gourmet Sports Hospitality, empresa de catering responsável pela operação de alimentos e bebidas no Allianz Parque, instalou uma parrilla, espécie de churrasqueira popular na Argentina e Uruguai, nos corredores do gol Sul, para assar hambúrgueres para os palmeirenses.

Além disso, a companhia também possui outros três estabelecimentos no ramo alimentício, os restaurantes Nagairo, Braza e La Copa. Quanto mais os estádios se modernizam e proporcionam experiências diferenciadas para a torcida, além dos jogos, mais lotadas ficam as arquibancadas.

Para Tironi Paz Ortiz, CEO Fundador da Imply, empresa referência em tecnologias e serviços para estádios, a presença de um sistema de reconhecimento facial faz parte dessas tendências.

“O processo de experiência em uma partida de futebol se inicia já na entrada das arenas. Para o torcedor, é imprescindível que sua integridade seja garantida nas dependências do estádio. Adotar medidas para tornar o ambiente de jogo mais seguro e saudável é fundamental para que esses torcedores voltem a frequentar os estádios por mais vezes, sem maiores preocupações”, conclui Ortiz.


Fonte: www.cnnbrasil.com.br

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