20.3 C
Marília

Idam sedia reunião de alinhamento sobre Plano Nacional de Manejo Florestal Comunitário e Familiar

Leia também

A iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro contará com apoio do Idam e outras instituições para elaboração de um Plano Plurianual

Nesta quarta-feira (26/02), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) sediou uma reunião de alinhamento sobre o Programa Nacional de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PMFCF), que está sendo elaborado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) com objetivo de impulsionar a produção de produtos florestais madeireiros, não-madeireiros e serviços no país.

O programa, que deve ser editado por meio de decreto presidencial, é visto pelo segmento como medida fundamental para fomentar a exploração sustentável e em pequena escala no bioma amazônico. De acordo com o grupo, as demandas do setor são diferentes em cada região e vão desde a emissão de licenciamento ambiental até a comercialização dos produtos.

“É muito importante estarmos discutindo primeiro no âmbito regional, nos estados, para depois discutir de forma macro, porque cada estado conduz de uma forma, tem uma experiência exitosa que é diferente do outro estado, embora estejamos tratando de manejo na Amazônia, o Amazonas tem suas particularidades”, frisou a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Idam, Nadiele Pacheco.

Agenda regional

Além de identificar entraves no desenvolvimento do manejo florestal local, a reunião traçou estratégias para realização das oficinas regionais previstas em cronograma. Esses encontros reunirão representantes institucionais e lideranças comunitárias dos municípios para discutir o conteúdo do Plano Plurianual que conduzirá o programa.

“Vamos nos adequar a realidade dos estados e aqui a oficina regional será híbrida, portanto, com comunitários e representantes das organizações da sociedade civil para construirmos um plano plurianual pé no chão com recurso garantido, com assistência técnica garantida para essas comunidades para que gere renda nas comunidades”, destacou o coordenador de Manejo Florestal Comunitário e Familiar do SFB, César Tenório.

Participaram do encontro, o Serviço Florestal Brasileiro, Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Mamirauá, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias