25.9 C
Marília

Juca de Oliveira fala do autoexílio com Gianfrancesco Guarnieri no Persona Em Foco

Últimas notícias

Persona_Juca De Oliveira_Foto jair  Magri (2)

Persona_Juca De Oliveira_Foto jair  Magri (90)

O ator, que ficou conhecido nacionalmente pelo seu papel na novela Nino, o Italianinho, é o convidado do programa da TV Cultura desta terça-feira (15/11), às 23h30

São Paulo- O ator e dramaturgo Juca de Oliveira é o convidado do próximo Persona em Foco, que será exibido nesta terça-feira (15/11), às 23h30, na TV Cultura. A apresentação é de Atílio Bari.

Na atração, que tem como entrevistadores os atores Karin Rodrigues e André Garolli, Juca de Oliveira, aos 81 anos de vida, conta passagens de seus mais de 60 anos de carreira. Dos cerca de 122 trabalhos realizados, muitos marcaram a história do teatro moderno brasileiro, da televisão e do cinema.

Nascido em São Roque, interior paulista, Juca conta como foi a reação de seu pai ao saber que ele tinha abandonado a faculdade de Direito para ingressar na Escola de Artes Dramáticas, de Alfredo Mesquita (EAD). Mas antes de concluir o curso, já trabalhava profissionalmente no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) em montagens emblemáticas como A Semente, O Pagador de Promessas e A Morte do Caixeiro Viajante. Lembra que também atuou no Teatro de Arena.

Em sua carreira, o ator ressalta a importância do diretor e amigo Antunes Filho, com quem fez diversos espetáculos, dentre eles A Cozinha e Júlio César.

Ao lembrar do golpe militar no Brasil, em 1964, que resultou na ditadura militar, Juca conta que ele e o ator Gianfrancesco Guarnieri optaram por um autoexílio na Bolívia.

Na televisão, o ator contabiliza mais de 44 novelas e minisséries produzidas pelas TV Tupi, TV Globo, Bandeirantes, SBT e Record. Ele relembra sua passagem pela Tupi, que o projetou como ídolo nacional em Nino, o Italianinho, e de seu personagem lendário João Gibão em Saramandaia, da TV Globo.
Na década de 80, Juca se firmou como autor depois do sucesso dos espetáculos Baixa Sociedade, Motel Paradiso e Meno Male. Em seu trabalho como dramaturgo, revela que sua inspiração vem do Brasil .
O programa ainda conta com depoimentos de amigos e profissionais que fizeram parte da vida e da carreira de Juca de Oliveira: Tony Ramos, Fulvio Stefanini, Bibi Ferreira, Antunes Filho, Joana Fomm, Aracy Balabanian, Hilton Have e Renata Pallottini.

Sobre o Persona em Foco
O programa Persona em Foco resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. Por meio de entrevistas, a produção ainda traça um panorama do teatro e da televisão no País. Na atração, apresentada por Atílio Bari, com roteiro de Analy Alvarez, os artistas narram suas trajetórias e fazem revelações inéditas de momentos emocionantes ou cômicos. O Persona em Foco ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados. Há também depoimentos de amigos e colegas de trabalho.

Alexani Barbosa
Comunicação

spot_img
Marília
nuvens quebradas
25.9 ° C
25.9 °
25.9 °
73 %
2.1kmh
75 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
31 °
dom
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Em destaque