A final da Copa Libertadores entre Atlético Mineiro e Botafogo, marcada para este sábado (30) em Buenos Aires, Argentina, mobilizou as autoridades brasileiras para garantir a segurança no deslocamento das torcidas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com a Polícia Federal e outros órgãos de segurança, incluindo argentinos, iniciou uma operação para reforçar a vigilância nas rodovias.
O esquema de segurança prevê que os ônibus das torcidas do Atlético Mineiro e do Botafogo entrem na Argentina por rotas e horários diferentes, evitando possíveis confrontos. Os torcedores atleticanos partirão de Belo Horizonte em direção a Puerto Iguazú, na fronteira entre Brasil e Argentina, com previsão de cruzar a divisa às 20h de sexta-feira.
Já os ônibus com torcedores do Botafogo sairão do Rio de Janeiro e entrarão na Argentina pelo Rio Grande do Sul, através da cidade de Uruguaiana, que faz fronteira com Paso de los Libres. A chegada destes à fronteira está prevista para a meia-noite, na madrugada de sábado.
Medidas adicionais de segurança
Além da separação das rotas, a PRF informou que os passageiros não poderão consumir bebidas alcoólicas durante o trajeto. A entrada na Argentina será permitida apenas com documento de identidade ou passaporte. As autoridades também realizarão fiscalizações no interior dos veículos para combater crimes, e os motoristas serão submetidos a testes de alcoolemia e de outras substâncias.
Essas medidas visam evitar incidentes como os ocorridos na final da Libertadores do ano passado, no Maracanã, quando houve problemas de segurança. A expectativa é que, com esse planejamento detalhado, os torcedores possam chegar em segurança a Buenos Aires para assistir ao espetáculo da final continental.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br