Fale cononosco através de nosso Whatsapp 14996331282
23.7 C
Marília

Agora todos em um só

spot_img
spot_img
spot_img

Perú : Militares peruanos resgatam adultos e crianças reféns do Sendero Luminoso

Últimas notícias

peru 3

  • Brasília
Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

Soldados da brigada especial que reúne membros da Polícia Nacional e das Forças Armadas do Peru resgataram, na tarde de segunda-feira (27), 39 crianças e adultos sequestrados pelo grupo Sendero Luminoso. Algumas dessas pessoas podem estar em poder da organização há várias décadas – as autoridades peruanas ainda vão analisar cada um dos casos.

Segundo o vice-ministro de Defesa, Ivan Vega, as 26 crianças e os 13 adultos eram mantidos reféns em um acampamento montado em Satipo, no vale entre os rios Apurimac, Ene e Mantaro, a cerca de 450 quilômetros da capital peruana, Lima.

A idade da crianças varia entre 1 e 14 anos. De acordo com o vice-ministro, algumas são filhas de mulheres sequestradas vítimas de abuso sexual cometido por integrantes do grupo. A violência teria ainda a finalidade de fornecer mão de obra para os acampamentos e novos soldados para o grupo, já que os jovens, a partir dos 13 anos, são obrigados a participar das ações do Sendero Luminoso.

Segundo Vega, o acampamento onde os sequestrados foram localizados era usado para o cultivo de alimentos e criação de animais. O local foi identificado pelo serviço de inteligência das forças de segurança peruanas. O vice-ministro afirmou ainda que os remanescentes da organização atuam em conjunto com narcotraficantes.

Ivan Vega alertou para o risco de que, em resposta ao sucesso da operação militar, os líderes do grupo ordenem novos ataques. As 39 pessoas libertadas foram levadas para a cidade de Mazamari. No primeiro momento, as crianças vão ficar sob os cuidados do Ministério da Mulher e das Populações Vulneráveis.

Edição: Juliana Andrade
Marília
nublado
23.7 ° C
23.7 °
23.7 °
84 %
1.8kmh
100 %
seg
24 °
ter
27 °
qua
27 °
qui
25 °
sex
27 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Em destaque