A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas. Na região de Bauru, são 28 estudantes.
Da região de Bauru, alunos de 29 cidades serão beneficiados com as próximas viagens. Entre eles, a estudante Rayssa Ferreira Freitas, de 15 anos de idade. Rayssa mora em Boraceia e está matriculada na única unidade da rede do município, a Escola Estadual Professora Edir Helen Sgavioli Faccioli desde o 6º ano do Ensino Fundamental. A jovem é a primeira da cidade a conquistar uma vaga no programa.
LEIA TAMBÉM: ‘Vou para o país que sonhava conhecer’, diz estudante de Rio Preto selecionado para intercâmbio
“Eu já gostava da língua inglesa e o curso ajudou a melhorar a minha pronúncia. Quando eu fiz o Saresp, não imaginava que realmente poderia entrar no programa. Serei a primeira pessoa da minha família a viajar para outro país”, conta a aluna que está com viagem garantida para o Canadá.
Além de estudar na unidade, que funciona em período integral, Rayssa conta que atua como cuidadora de crianças. No futuro, tem planos de cursar Arquitetura e Urbanismo.
Os novos 500 selecionados se somam aos 500 alunos classificados no ano passado para as primeiras viagens do programa desde o lançamento — 332 deles já estão em solo internacional e os demais devem viajar nos próximos meses. Anualmente, a Educação deve levar 1.000 alunos para estadias de três meses a países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre. A lista de seleção está publicada no portal do programa, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/.
A proposta da Seduc-SP é levar alunos de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos, incluindo presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.
LEIA TAMBÉM: ‘Desde criança queria morar em outro país’, diz aluna da região de Campinas selecionada para intercâmbio
“Hoje divulgamos os nomes desses 500 estudantes, que totalizam os 1.000 estudantes que viajarão em 2025. Essa é uma alegria muito grande, uma expectativa muito grande e um estímulo para os nossos alunos que viajam no ano que vem”, diz o secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder.
Feder destacou ainda o processo de seleção do programa. “O Prontos pro Mundo é uma lei estadual do governador Tarcísio que vai se perenizar, então todos os alunos do 9º ano das escolas estaduais têm que se concentrar no Saresp e depois, na 1ª série do Ensino Médio, estudar inglês para concorrer a uma das vagas do intercâmbio”, explicou o secretário sobre o processo de seleção.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br