Há 2 horas
As informações podem ser repassadas ao 181 ou 190


A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), solicita a colaboração da população para localizar seis pessoas e identificar uma mulher. O grupo é suspeito de envolvimento em roubos e furto de aparelhos celulares na capital amazonense.
De acordo com o diretor do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi, os suspeitos foram identificados a partir de investigações. “Eles atuam nos terminais e em plataformas. O grupo fica observando as pessoas e quando essas vítimas pegam o celular e aproximam para entrar no ônibus, eles encurralam a pessoa com mais três ou quatro, e tiram o telefone de onde elas guardaram”, disse o diretor.




Hitotuzi enfatizou a importância da população na identificação e localização dos responsáveis pelos roubos e furtos. “Contamos com o apoio de todos para que possam nos ajudar a buscar por esses suspeitos. A população deve ligar para o 181 o disque-denúncia da SSP ou o 190, sua identidade será mantida em sigilo”, explicou o delegado.
No dia 13 de fevereiro, as equipes do Nirc desarticularam um grupo criminoso suspeito de praticar roubos de celulares em Manaus. Ao todo, cinco pessoas foram presas, dentre eles o homem suspeito de ser o receptador dos aparelhos. Foram recuperados celulares, dinheiro e a moto usada pelos presos na prática criminosa.




Dicas de segurança
Nesta época festiva de carnaval, com excesso de pessoas em um mesmo ambiente, a coordenadora do Programa RecuperaFone, Carol Kanitz, ressalta os cuidados que a população deve ter com seu aparelho celular.
“Evitar bolsos traseiros, usar pochetes ou doleiras, ter uma capinha resistente e, principalmente manter o número de IMEI do aparelho em local seguro, caso aconteça algo, a vítima deve registrar boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou pela delegacia virtual”, explicou a coordenadora.


Para localizar o número do IMEI, o cidadão pode discar no teclado do aparelho *#06#. O código aparece instantaneamente e deve ser guardado de forma segura para, em caso de necessidade, fornecê-lo à polícia na confecção do Boletim de Ocorrência (BO).