20.2 C
Marília

Veja o discurso do deputado dos EUA que apresentou projeto contra Moraes

Leia também

O deputado republicano pela Califórnia Darrell Issa, defendeu nesta quarta-feira (26) seu projeto de lei que pode barrar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) nos Estados Unidos.

Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos EUA aprovou o texto de Darrell, que ainda vai a plenário, que tem maioria de deputados republicanos, partido do presidente Donald Trump.

O congressista destacou que “o projeto de lei surgiu quando Elon Musk se recusou a aceitar as exigências do Brasil e o X foi desativado em um país inteiro”.

Ele afirmou que parte da legislação decorre do exemplo específico do Brasil, “mas também da União Europeia, do Reino Unido e da Austrália”.

Em defesa do projeto, o deputado explicou, ainda que “há a censura aos direitos dos cidadãos americanos em meios de comunicação de acesso público, como o X e a Meta”.

E, segundo Issa, os EUA “não deveriam ceder a alguém simplesmente porque dizem ser uma democracia— embora, na verdade, sejam uma democracia exceto quando se trata da liberdade de expressão americana”.

Darrell Issa disse também que o “projeto diz o seguinte: vá em frente, ignore a primeira emenda (parte da constituição americana que protege a liberdade de expressão) no seu país. É o seu direito. Você pode, totalmente. E se você quiser, desative o X, a Meta, o Google, qualquer um que queira. Mas não espere vir para a América com um visto americano”.

Moraes x empresas americanas

Como justificativa, os republicanos destacaram que, em abril de 2024, Moraes ordenou que empresas americanas, incluindo o X, suspendessem ou removessem “mais de 150 contas de rede social — incluindo contas de residentes e jornalistas dos EUA — ou enfrentassem multas pesadas”.

Segundo comitê, a medida configuraria censura e colocaria em risco a liberdade de expressão — que é garantida pela primeira emenda da Constituição americana.

Após a aprovação do projeto no Comitê da Câmara, Darrell Issa comemorou na rede social X dizendo: “Desculpe, censuradores. Vocês perderam hoje”.

“Censure um cidadão americano, e você não é bem-vindo aqui ou será mandado embora”, ele acrescentou.



Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias