Imagine um chefe de estado em visita oficial, tendo opção de escolher os melhores carros, blindados e com todo luxo possível, escolher um carro comum? Isso aconteceu em 2013 com o papa Francisco durante viagem ao Brasil , por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
A montadora italiana Fiat ficou incumbida de fornecer os veículos para o papa e sua comitiva e ofereceria seus melhores produtos: Linea, Bravo ou Freemont. Mas eis que o pontífice fez um pedido inusitado: gostaria de ser transportado num carro simples.
O veículo escolhido para transportar o pontífice pelas ruas do Rio de Janeiro foi um modesto Fiat Idea, modelo 2012, sem blindagem ou equipamentos de luxo. A escolha, incomum diante dos rígidos protocolos de segurança do Vaticano, refletiu o perfil mais simples e próximo das pessoas que o papa buscava imprimir desde o início de seu pontificado.
Diante do pedido, a solução foi recorrer a uma locadora de veículos. A Localiza forneceu um Fiat Idea Attractive, equipado com motor 1.4 de 81 cv, câmbio manual e ar-condicionado, único item de conveniência incluído no modelo. Detalhes como vidros traseiros manuais e forração em tecido reforçaram o caráter despretensioso da escolha. Rodas? Nada disso: calotas de plástico.
Um dos momentos foi quando o motorista do Idea errou o trajeto e acabou seguindo por um trecho repleto de fiéis na Avenida Presidente Vargas. A falha de percurso permitiu um contato próximo e espontâneo entre o papa e a multidão, reforçando a imagem de uma liderança religiosa acessível e contrária a excessos.
Encerrada a Jornada Mundial da Juventude, o Fiat Idea que transportou o papa foi adquirido pela própria Fiat, que optou por manter o veículo exatamente como estava após os dias de uso. Amassados na lataria, provocados pela proximidade dos fiéis, e marcas de uso permanecem preservados.

“O alvoroço deixou algumas boas marcas na lataria do Idea e pedi que o veículo fosse guardado e conservado da maneira que estava. O projeto é de que esteja em um futuro museu da Fiat no Brasil. Até hoje, ninguém sentou no banco onde Francisco esteve”, conta o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, na época, diretor de Comunicação da Fiat.
O monovolume integra atualmente o acervo histórico da fábrica de Betim (MG), que não é acessível ao público. O Idea segue preservado com os mesmos amassados da época e ocupa posição de destaque por seu valor simbólico e histórico, assim como outros carros da marca como o Fiat 147 ‘Cachacinha’, primeiro carro a etanol do Brasil.
O episódio não só marcou a memória coletiva daquela visita como também conferiu ao Fiat Idea um capítulo inusitado em sua trajetória no mercado brasileiro. Lançado em 2005 e descontinuado em 2016, o pacato modelo tem no currículo ter sido o carro oficial de um papa!

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Fonte: www.cnnbrasil.com.br