A Rússia continua avançando no leste da Ucrânia, enquanto o governo de Kiev tenta convencer os Estados Unidos a enviarem mais auxílio e pressionarem Vladimir Putin por um acordo de paz.
Após meses de negociação, Ucrânia e EUA assinaram um acordo sobre exploração de minerais, um dos focos de Donald Trump no início de seu segundo mandato como presidente.
Porém, com a perda de parte do território para as tropas russas, os ucranianos também perderam controle de parte de seus recursos minerais. Saiba mais abaixo.
Quais recursos estão sob controle da Ucrânia?
A guerra causou danos em toda a Ucrânia, e a Rússia agora controla cerca de um quinto de seu território.
A maior parte dos depósitos de carvão ucranianos, que abasteciam sua indústria siderúrgica antes da guerra, está concentrada no leste e foi perdida.
Cerca de 40% dos recursos metálicos da Ucrânia estão agora sob ocupação russa, de acordo com estimativas dos think tanks ucranianos We Build Ukraine e do Instituto Nacional de Estudos Estratégicos, citando dados até o primeiro semestre de 2024. Eles não forneceram mais detalhes.
Desde então, as tropas russas continuam avançando na região leste de Donetsk. Em janeiro, a Ucrânia fechou sua única mina de carvão coqueificável fora da cidade de Pokrovsk, que as forças de Moscou tentam capturar e é um dos cenários mais violentos do conflito.
A Rússia ocupou pelo menos dois depósitos de lítio ucranianos durante a guerra – um em Donetsk e outro na região de Zaporizhzhia, no sudeste. Kiev ainda controla depósitos de lítio na região central de Kyrovohrad.
Quais recursos minerais a Ucrânia possui?
A Ucrânia possui depósitos de 22 dos 34 minerais identificados pela União Europeia como críticos, de acordo com dados ucranianos. Eles incluem materiais industriais e de construção, ferroligas, metais preciosos e não ferrosos e alguns elementos de terras raras.
De acordo com o Instituto de Geologia da Ucrânia, o país possui diversos minerais de terras raras como:
- lantânio e cério, usados em TVs e iluminação
- neodímio, usado em turbinas eólicas e baterias de veículos elétricos
- e érbio e ítrio, cujas aplicações variam da energia nuclear a lasers.
Pesquisas financiadas pela UE também indicam que a Ucrânia possui reservas de escândio. Dados detalhados são confidenciais.
O Fórum Econômico Mundial afirmou que a Ucrânia também é um importante potencial fornecedor de lítio, berílio, manganês, gálio, zircônio, grafite, apatita, fluorita e níquel.
O Serviço Geológico Estatal ucraniano destaca ainda que o país possui uma das maiores reservas confirmadas da Europa, estimada em 500 mil toneladas métricas, de lítio – vital para baterias, cerâmica e vidro.

Há também reservas de titânio, localizadas principalmente nas regiões noroeste e central, enquanto o lítio é encontrado no centro, leste e sudeste.
As reservas de grafite da Ucrânia, um componente-chave em baterias de veículos elétricos e reatores nucleares, representam 20% dos recursos globais. Os depósitos estão no centro e oeste.
A Ucrânia também possui reservas significativas de carvão, embora a maior parte esteja agora sob o controle da Rússia em território ocupado.
Analistas e economistas de mineração afirmam que a Ucrânia atualmente não possui minas de minerais de terras raras em operação comercial.
A China é a maior produtora mundial de minerais de terras raras e de muitos outros materiais essenciais.
O que são minerais de terra rara?
Os minerais de terras raras são um grupo de 17 metais usados na fabricação de ímãs que transformam energia em movimento para veículos elétricos, celulares, sistemas de mísseis e outros eletrônicos. Não há substitutos viáveis.
O Serviço Geológico dos EUA considera 50 minerais como críticos, incluindo os de terras raras, níquel e lítio.
Minerais críticos são essenciais para indústrias como defesa, eletrodomésticos de alta tecnologia, aeroespacial e energia verde.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br