O Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas completou dois anos em abril e se consolida como a principal porta de entrada para a linha de cuidado à dependência química. Focado no atendimento de usuários de drogas da região central, o equipamento também pode encaminhar pacientes para programas de desintoxicação. O vice-governador Felicio Ramuth participou do programa SP em 3, 2, 1 da Agência SP e fez um balanço dos dois anos do Hub.
“O Hub já fez mais de 30 mil atendimentos com encaminhamentos para jornada de cuidados. É um serviço que tem sido exitoso no cuidado dessas pessoas em vulnerabilidade social e que são usuários de drogas, em especial o crack, para o encaminhamento à nossa rede de cuidados”, disse o vice-governador, que também coordena ações integradas com a Prefeitura de São Paulo no centro.
Com funcionamento diário, o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas está localizado na Rua Prates, na região central de São Paulo. De acordo com o balanço do último ano do Hub, 89,4% dos pacientes frequentavam as cenas de uso no momento do atendimento. A unidade conta com 60 leitos e equipes multidisciplinares/de apoio, que atuam de forma ininterrupta.
Os profissionais de saúde do Hub realizam exames e cumprem protocolos de escala de saúde mental e clínica. Se necessário, e caso o paciente concorde, ele é encaminhado para os programas de desintoxicação do estado, conforme a linha de atendimento definida pela equipe clínica. A Secretaria de Estado da Saúde também ampliou os leitos gerais de internação, chegando a 695 para atendimento especializado para dependentes químicos.
Planos de expansão do Hub
O vice-governador Felicio Ramuth também falou sobre planos de expansão do Hub: “Com o resultado que estamos colhendo, existe a possibilidade de criarmos Hubs regionais em várias regiões do estado de São Paulo que também sofrem com usuários de drogas. O Hub de Cuidado pode servir de modelo para atendimento em todo estado de São Paulo”.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br