24.5 C
Marília

Brasil é incapaz de ampliar mercados com tarifaço dos EUA, diz economista

Leia também

A instabilidade da política tarifária de Donald Trump abriu oportunidades para acordos entre países e blocos – como China e União Europeia. Mas, esse não parece ser o caso do Brasil. Segundo o professor de Economia do Insper, Roberto Dumas, os brasileiros enfrentam obstáculos significativos para ampliar sua participação nos mercados globais, mesmo diante de oportunidades criadas pelo tarifaço americano.

Um dos maiores entraves para o país, segundo ele, é a produtividade do trabalhador.

Segundo Dumas, a ideia de que o Brasil poderia ocupar espaços deixados por outros países nas cadeias de suprimentos globais é “completamente equivocada”. O economista aponta para problemas estruturais que vão além das questões fiscais e de juros elevados, enfatizando que a produtividade total dos fatores é o elemento crucial para o crescimento econômico e a capacidade de substituir cadeias produtivas.

Desempenho educacional preocupante

Para ilustrar o desafio da produtividade, Dumas cita o desempenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). “De 76 países, o Brasil ficou em 65º lugar em matemática, 62º em ciências e 52º em leitura”, ressalta o economista, indicando que o país não possui a capacidade necessária para substituir cadeias de suprimento globais.

Além da questão educacional, Dumas aborda outro aspecto crítico: o custo unitário do trabalho. Ele explica que o problema está baseado em que “o salário sobe muito mais além do que a produtividade do trabalhador”.

Esta disparidade entre o aumento salarial e a produtividade torna inviável a substituição de cadeias de suprimento, segundo o especialista. “Não dá para substituir cadeias de suprimento com custo unitário do trabalho dada a produtividade do trabalhador”, conclui Dumas, ressaltando que estes são desafios de longo prazo que não se limitam a governos específicos, mas representam questões estruturais da economia brasileira.

WW Especial

Apresentado por Thais Herédia, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias