19.6 C
Marília

Ucrânia diz ter destruído caça russo pela 1ª vez usando drone marítimo

Leia também

A Ucrânia afirmou neste domingo (5) ter abatido um caça russo Su-30 no Mar Negro usando um drone marítimo pela primeira vez.

“Esta é a primeira vez no mundo que uma aeronave de combate foi destruída por um drone marítimo”, disse a Inteligência de Defesa da Ucrânia em um comunicado no sábado, acrescentando que o drone “pegou fogo no ar e acabou caindo no mar”.

A inteligência militar da Ucrânia disse que uma de suas unidades destruiu o caça na sexta-feira com um drone ucraniano Magura perto do porto de Novorossiysk – uma cidade portuária importante para a Rússia, onde Kiev alega haver restos da frota russa do Mar Negro.

A CNN não conseguiu verificar de forma independente as alegações da Ucrânia.

O Ministério da Defesa da Rússia não comentou o incidente, embora a alegação tenha sido apoiada por um blogueiro militar russo.

“Os ucranianos trouxeram mais de três dúzias de drones marítimos… para a área de Novorossiysk… Depois que [nosso] jato foi atingido, a tripulação acabou na água, cercada por drones marítimos inimigos”, disse o Fighterbomber no Telegram no sábado.

A inteligência militar da Ucrânia afirmou em dezembro do ano passado que destruiu dois helicópteros russos “pela primeira vez no mundo” usando o drone de mísseis marítimo Magura V5 criado por militares e engenheiros da Ucrânia .

Kiev tem recorrido cada vez mais a drones para equilibrar o jogo com a Rússia, que ostenta mão de obra e recursos superiores. Desde a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia em 2014 – e após novas perdas após a invasão russa em 2022 – a Ucrânia não possui mais uma marinha em funcionamento no Mar Negro.

Drones provaram ser eficazes contra alguns dos navios mais robustos da frota de Moscou no Mar Negro. Eles são controlados à distância por meio de uma conexão Starlink e podem ser pré-programados para longas viagens pelo Mar Negro.

Em fevereiro do ano passado, a Ucrânia anunciou ter afundado o Ivanovets , um navio russo de mísseis guiados, no Mar Negro. Seu ataque mais notável foi ao Moskva em abril de 2022, o que representou um grande incentivo moral para Kiev nas primeiras semanas da guerra.

Após o ataque aos Ivanovets, a CNN entrevistou a unidade secreta de drones marítimos da Ucrânia responsável pelo ataque, em um local próximo à cidade costeira ucraniana de Odessa. Um dos pilotos de drones responsáveis ​​pelo ataque disse à CNN que 10 drones Magura foram usados ​​no ataque, seis dos quais atingiram e acabaram afundando o navio de guerra russo.

Um dos pilotos de drones da Ucrânia disse à CNN que os drones são muito difíceis de serem vistos em mar aberto, o que dificulta sua mira pelos russos.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias