Um dos cardeais na Capela Sistina chamou a atenção nesta quarta-feira (7) por estar usando vestes brancas, diferindo da maioria dos clérigos, que usavam as conhecidas batinas vermelhas e brancas.
O cardeal é Timothy Radcliffe. Ele foi proclamado cardeal pelo papa Francisco em 7 de dezembro de 2024 — ou seja, meses antes de sua morte.
O especialista em Vaticano da CNN, Raylson Araújo, explica que Radcliffe solicitou isenção de se vestir como um cardeal, o que foi concedido por Francisco.
De toda forma, ele ainda possui o direito de votar no conclave.
Quem é o cardeal Timothy Radcliffe?
O cardeal Timothy Peter Joseph Radcliffe nasceu em Londres em 22 de agosto de 1945 e ingressou na Ordem Dominicana em 1965.
Após concluir seus estudos em Oxford e Paris, começou a lecionar a Sagrada Escritura na Universidade de Oxford.
Ele foi ordenado sacerdote em 2 de outubro de 1971 e é ativamente engajado no movimento pela paz.
Ele é integrante da Agência da Igreja Católica da Inglaterra e do País de Gales (CAFOD), que é engajada em apoio à caridade e trabalho de desenvolvimento em países estrangeiros).
Também faz parte da Comissão Teológica da Caritas Internacional. Ele recebeu títulos honorários da Universidade de Oxford e de outras instituições acadêmicas na França, Itália e Estados Unidos. Em 2007, recebeu o Prêmio Michael Ramsey de escrita teológica.
Radcliffe foi criado e proclamado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 7 de dezembro de 2024.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br