A família real britânica se juntou a políticos e veteranos para uma cerimônia nacional em memória à rainha Elizabeth II na Abadia de Westminster, em Londres, nesta quinta-feira (8) para marcar o 80º aniversário do Dia da Vitória na Europa.
O rei Charles chegou à Abadia após integrantes da família real, incluindo a Rainha Camilla, o príncipe William e a esposa Kate Middleton.
A cerimônia contou com a presença de importantes políticos, incluindo o primeiro-ministro Keir Starmer e o líder da oposição conservadora Kemi Badenoch, além de vários ex-primeiros-ministros e os poucos veteranos que lutaram na Segunda Guerra Mundial que ainda estão vivos.
A data, que ocorre em um momento de conflito na Europa com a guerra da Rússia na Ucrânia, também foi marcada por eventos na França e na Alemanha, enquanto Moscou realizará um grande desfile militar na sexta-feira (9).
As comemorações começaram na segunda-feira (5). Na ocasião, trechos do discurso do líder de guerra britânico Winston Churchill no Dia da Vitória na Europa foram lidos após toque do famoso Big Ben, em Londres.
Comemoração histórica
Em 1945, o Dia da Vitória na Europa foi comemorado em Londres e por todo o Reino Unido.
A rainha Elizabeth, então princesa, e sua irmã mais nova, Margaret, se juntaram à multidão do lado de fora do Palácio de Buckingham — o que se acredita ter sido a única vez em que ela se misturou com o público sem ser reconhecida.
“Nós comemoramos o rei e a rainha na sacada e depois caminhamos quilômetros pelas ruas”, Elizabeth lembrou mais tarde.
“Lembro-me de filas de pessoas desconhecidas de braços dados, caminhando pela Whitehall, todos nós levados por uma onda de felicidade e alívio. Acho que foi uma das noites mais memoráveis da minha vida”, contou a rainha.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br