16.2 C
Marília

Governo e Detran/SC realizam segunda fase da Operação Limpa Pátios em Lages

Leia também

A Operação Limpa Pátios do Detran/SC chegou a Lages com foco na organização dos pátios e na promoção da saúde pública. Com 661 veículos armazenados, a ação promoveu a retirada e amassamento de 160 veículos ferrosos que serão destinados à reciclagem, contribuindo para o controle de zoonoses, a melhoria das condições sanitárias e o bem-estar da população. Em 2025, o pátio de Lages já contabiliza 270 veículos leiloados como conservados e sucatas, e prevê a realização de sete leilões ao longo do ano, dos quais três já foram realizados.

A Operação contou com a presença do governador Jorginho Mello, que acompanhou de perto os trabalhos e reforçou o compromisso do Governo do Estado com a saúde coletiva e a preservação do meio ambiente.

“Quando eu vi esse monte de carro abandonado pelos pátios do Detran, a vontade foi  fazer uma limpa geral e é exatamente o que estamos fazendo agora. Essas sucatas ficaram acumuladas por mais de 10 anos, juntando sujeira e podendo trazer doença pra população como a dengue. Quando eu falo que estamos passando tudo a limpo, é sobre isso. Cada detalhe, cada cantinho desse estado conta”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Durante a visita, o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, destacou o cuidado e a organização do espaço, sob responsabilidade do proprietário João Jorge Fernandes. Participaram ainda do acionamento das máquinas o secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, a delegada da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Lages, Luciana Rodermel, entre outras autoridades e imprensa.

“A Operação Limpa Pátios em Santa Catarina surgiu por determinação do governador Jorginho Mello no contexto da epidemia da dengue. Neste ano de 2025, o Detran está conduzindo a segunda fase dessa Operação, agora com um caráter contínuo e permanente, fazendo leilões que vão reduzir o número de veículos que se encontram estocados, armazenados e recolhidos aos pátios. Assim, o Detran contribui com a redução do risco de novas epidemias no estado de Santa Catarina”, explica o presidente.

Na cidade de Lages, estão previstos esse ano um total de sete leilões, dos quais três já foram realizados. Na última semana fizemos a retirada dos veículos classificados como os ferrosos, foram 160 veículos retirados e que, por sua característica, apresentam os piores estados de conservação, são aqueles mais deteriorados e, portanto, aqueles que mais favorecem o acúmulo de água e a proliferação do mosquito da dengue.

A segunda fase da Operação foi iniciada no último dia 15 de abril, em São José, na Grande Florianópolis. Nessa segunda etapa serão amassados, ao todo, 1,5 mil toneladas de 2.400 sucatas veiculares em cerca de 100 municípios catarinenses, relacionadas ao mega leilão de ferrosos, realizado de 24 a 28 de abril deste ano. 

A primeira fase da Operação Limpa Pátios resultou no amassamento de mais de 30 mil veículos em 54 municípios catarinenses – uma iniciativa que alia gestão responsável, cuidado com o meio ambiente e promoção da qualidade de vida nas cidades.

Mais informações:
Jornalista Josiane Ribas Lanzarin
Assessoria de Comunicação do Detran/SC
(48) 3664-1756E-mail: imprensa@detran.sc.gov.br


Fonte: estado.sc.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias