14.2 C
Marília

Famílias habilitadas a residir no Residencial Maués, do Prosamin+, participam da escolha dos apartamentos

Leia também

Em oficina dividida em grupos, 62 beneficiários tiveram a oportunidade de definir o bloco, andar e unidade habitacional

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A aposentada Maria de Fátima Rodrigues, de 71 anos, e seu filho, Rodrigo Rodrigues, de 41, escolheram, nesta sexta-feira (16/05), o apartamento onde irão morar futuramente. A definição do bloco e do andar da unidade habitacional ocorreu durante a oficina de escolha dos apartamentos do Residencial Maués, localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. A preparação fez parte do processo de seleção para o grupo prioritário de beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) do Governo do Amazonas.

Mãe e filho viveram mais de 20 anos na Comunidade Manaus 2000, zona sul de Manaus, enfrentando dificuldades em uma área que sofria constantemente com alagamentos. “A gente chegou a perder móveis quando chovia”, contou Rodrigo Rodrigues. Os dois estão entre as famílias que estão sendo reassentadas pelo Prosamin+ e que moravam na Manaus 2000 e na Comunidade da Sharp, zona leste, áreas que compõem o perímetro de obras do programa.

Construído pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Residencial Maués, onde a família passará a morar, está em fase final de conclusão e em breve será inaugurado.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Quando perguntados sobre o sentimento no momento da escolha, Fátima respondeu sem hesitar: “Melhoria. A gente saiu de um aluguel pago pelo Governo do Estado (bolsa moradia-transitória) e, agora, temos um apartamento nosso. É alegria, é tudo de bom”, contou.

Para Rodrigo, a palavra é felicidade. “Principalmente, por ver a felicidade da minha mãe. Ela já estava debilitada e, agora, tem uma nova chance de viver com mais conforto e dignidade. Isso é o mais importante para mim”, disse.

Segundo o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a escolha dos apartamentos pelas 72 famílias que irão viver no residencial Maués, nome escolhido pelos próprios moradores e oficializado pelo governador Wilson Lima, representa um marco na vida de quem aguardava há décadas por uma moradia digna. “Em breve, o governador Wilson Lima fará a inauguração oficial do novo residencial, que vai transformar a realidade de famílias que antes viviam nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Após 20, 25 anos de espera, elas finalmente terão um lar seguro, estruturado e digno”, destacou.

O diretor-presidente da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Jivago Castro, órgão responsável pelo processo de reassentamento das famílias, ressaltou que os habitacionais do Prosamin+ proporcionam mais segurança aos beneficiários. “É mais uma etapa sendo concluída em um novo residencial. Então, hoje é um dia muito importante para essas 72 famílias que estão tendo a oportunidade de escolher seu novo apartamento. Por muito tempo elas esperavam por uma moradia digna e segura”, reforçou.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A oficina foi dividida em grupos de beneficiários, 27 pela manhã e 36 à tarde. Eles puderam escolher o bloco, andar e o apartamento que irão residir.
Ao longo do mês de abril, as famílias visitaram o local e participaram de uma oficina de preparação, durante a qual receberam orientações sobre o uso dos equipamentos e das áreas comuns, medidas de segurança, bem-estar, convivência com os vizinhos, além de informações sobre a criação de agentes de vizinhança e os procedimentos para a mudança.

Sobre o residencial
O Residencial Maués possui 72 apartamentos, cada um com 50,33 metros quadrados, com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro, varanda, além de uma vaga de estacionamento. As unidades são adaptadas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e contam com infraestrutura moderna e urbanismo planejado, além de fácil acesso a serviços essenciais como saúde, educação, transporte público e comércio.
Entre os diferenciais das novas unidades habitacionais do Prosamin+ estão os apartamentos mais amplos, adaptados, com varandas e uma vaga de garagem.
Outro destaque importante é que as famílias recebem a titularidade do imóvel no momento da entrega das chaves, o que garante segurança jurídica e estabilidade, um avanço em relação às fases anteriores do programa.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Prosamin+ prevê a construção de 808 unidades habitacionais. Já entregou o conjunto Rodrigo Otávio, em 2023, com 32 apartamentos, no Japiim, zona sul, e agora vai inaugurar o Residencial Maués, com 72 unidades.
Do total previsto, tem ainda 512 unidades que serão construídas na Comunidade da Sharp, onde já estão em andamento 176 apartamentos, a serem entregues até o final deste ano. Tem mais 160 entre as avenidas Silves e Maués e 32 na Manaus 2000.

O programa já reassentou 1.688 famílias beneficiadas com unidades habitacionais e outras soluções de moradia, como indenização e bônus moradia (compra assistida). No total, serão 2.580 famílias contempladas, até a conclusão das obras.


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias