O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que seu projeto de defesa antimísseis Golden Dome, Domo de Ouro na tradução livre, estará concluído até o final de seu mandato – uma estimativa que contraria o que autoridades militares já haviam dito à CNN.
“Deve estar operacional até o final do meu mandato. Portanto, estaremos prontos em três anos, uma vez totalmente construído. O Golden Dome será capaz de interceptar mísseis mesmo que sejam lançados de outros cantos do mundo”, disse Trump a repórteres no Salão Oval.
Trump afirmou que US$ 25 bilhões serão alocados de seu projeto de lei de corte de gastos e impostos, que ele está atualmente pressionando os republicanos da Câmara a aprovar, para ajudar a financiar o projeto de defesa que, segundo ele, custará cerca de US$ 175 bilhões no total para ser construído.
As estimativas contrariam algumas fornecidas por outras autoridades militares.
O contra-almirante aposentado Mark Montgomery disse anteriormente à CNN que acredita que a criação de um sistema de defesa antimísseis balísticos pode ser possível em 7 a 10 anos, mas mesmo assim, terá severas limitações, potencialmente capaz de proteger apenas prédios federais críticos e grandes cidades.
Outros disseram que projetar o custo total de tal sistema é essencialmente impossível.
“Golden Dome” é a tentativa do governo Trump de reformular planos para o desenvolvimento de um sistema de defesa antimísseis semelhante ao Iron Dome de Israel.
Em um momento em que o Pentágono busca cortar orçamentos, o governo Trump ordenou que autoridades militares garantam que o financiamento futuro para a “Golden Dome” seja refletido nas novas estimativas orçamentárias para 2026 a 2030 — mas o sistema em si permanece indefinido, disseram as fontes.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br