21 C
Marília

Mega desfile militar no aniversário de Trump: O que se sabe

Leia também

Uma celebração planejada em Washington para o 250º aniversário do Exército dos EUA coincidirá com o 79º aniversário do presidente Donald Trump, em 14 de junho. Trump terá um papel importante nas comemorações, que foram alteradas para incluir um desfile.

Veja o que sabemos até agora:

Local

As comemorações ocorrerão em Washington, D.C. e arredores, a partir da primeira semana de junho, de acordo com um documento de planejamento visto pela Reuters.

No dia 14 de junho, haverá uma cerimônia de deposição de coroas de flores no Cemitério Nacional de Arlington pela manhã, seguida por uma competição de condicionamento físico e um festival de aniversário do Exército no National Mall, em Washington. O festival incluirá exibições de equipamentos e demonstrações militares.

O dia resultará em um desfile pela cidade e uma cerimônia de alistamento e realistamento presidida por Trump, com fogos de artifício.

Equipamentos

O Exército dos EUA está mobilizando 6.500 soldados para Washington, juntamente com 150 veículos e 50 aeronaves para a celebração. Os veículos serão transportados para a cidade em trens, enquanto os helicópteros chegarão por via aérea.

A Reuters informou que até 25 tanques M1 Abrams participarão do desfile.

Custos

As duas celebrações custarão ao Exército dos EUA entre US$ 25 milhões e US$ 45 milhões, disseram autoridades americanas à Reuters. Isso inclui o desfile em si, bem como o custo de transporte de equipamentos, alojamento e alimentação das tropas.

O custo foi milhões de dólares a mais do que teria sido sem o desfile, disseram as autoridades.

As estimativas mais recentes das autoridades excluem custos que a cidade de Washington teria que arcar, como limpeza de lixo ou reparos nas estradas devido aos danos causados ​​pelos tanques pesados.

Qual a polêmica em torno do conflito?

Parlamentares democratas disseram que Trump está se apropriando do aniversário do Exército.

O deputado Steve Cohen, democrata do Tennessee, apresentou um projeto de lei para proibir o uso de recursos públicos para “demonstrações de força militar para glorificação pessoal”.

Autoridades disseram à Reuters que o planejamento para a comemoração do 250º aniversário do Exército começou no ano passado — antes de Trump vencer a eleição presidencial de novembro.

A Casa Branca afirmou que o governo estava planejando uma comemoração histórica para o 250º aniversário do Exército.

O Exército foi criado em 14 de junho de 1775, mais de um ano antes da Declaração de Independência dos EUA.

“Como um dos primeiros eventos da celebração anual do nosso 250º aniversário, este desfile comemorativo será uma homenagem adequada ao serviço, sacrifício e altruísmo dos bravos homens e mulheres que vestiram o uniforme”, disse Vince Haley, Diretor do Conselho de Política Interna da Casa Branca.

Trump não escondeu seu desejo de realizar desfiles militares no passado.

Durante seu primeiro governo, ele ordenou ao Pentágono que estudasse uma demonstração de poderio militar após uma viagem à França em 2017, onde ele e o presidente francês Emmanuel Macron revisaram as forças de defesa francesa marchando pela Avenida Champs-Élysées, em Paris.

Trump acabou optando por uma exibição de tanques e outros veículos blindados durante uma celebração do feriado de 4 de julho em 2019, em Washington.

Veículos do Exército dos EUA • Fabian Bimmer/Arquivo/Reuters (10.fev.23)

História dos desfiles dos EUA

Os críticos têm chamado o desfile de uma demonstração autoritária de poder que é um desperdício, especialmente com Trump cortando custos em todo o governo federal.

Desfiles militares nos Estados Unidos são geralmente raros. Em outros países, desfiles semelhantes costumam ser realizados para celebrar vitórias em batalha ou exibir o poderio militar.

Em 1991, tanques e milhares de soldados desfilaram por Washington para celebrar a expulsão do exército do presidente iraquiano Saddam Hussein do Kuwait na Guerra do Golfo.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias