A 200 dias da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém, o governo do Pará apresentou, nesta quinta-feira (24), um balanço das obras em andamento para receber o evento.
O levantamento mostrou avanços em mais de 30 intervenções na cidade e contou com a participação do secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, além de representantes do estado e do município.
A apresentação ocorreu no Parque da Cidade, principal espaço onde devem acontecer as discussões climáticas.
Segundo o governo do Pará, a área de mais de 550 mil metros quadrados já está com cerca de 80% das obras concluídas e deverá abrigar as zonas blue (onde ocorrem as negociações oficiais) e green (onde ocorrem as reuniões de grupos de trabalho e sessões plenárias) do evento.
Durante a apresentação, a vice-governadora do Pará e presidente do Comitê Estadual da COP30, Hana Ghassan, destacou algumas soluções que estão sendo planejadas para a hospedagem dos participantes.
Um novo conjunto de hotéis está sendo construído por meio de iniciativas privadas, e moradores da cidade estão sendo capacitados para oferecer suas residências como opções de aluguel por temporada.
Além disso, cruzeiros serão contratados, alojamentos em escolas estão sendo preparados, e vilas militares — que, após o evento, serão transformadas em prédios públicos — também serão utilizadas.
Confira o andamento de outras obras relevantes:
- 78% – Parque da Cidade
- 83% – Porto Futuro
- 74% – Parque Linear – Nova Doca
- 71% – Parque Linear – Nova Tamandaré
- 29% – Ver-o-Peso
- 69% – Ponte de Outeiro (estratégica para o deslocamento entre o porto, onde estarão os grandes navios, e a sede da COP)
- 45% – Viário de Belém
- 74% – BRT Metropolitano
- 17 canais em execução
- 29% – Terminal do Aeroporto Internacional de Belém
- 58% – Reforma do hangar
Entre os investimentos já concluídos estão o viaduto que interliga a BR-316 à Alça Viária, além dos canais da Timbó e Gentil — intervenções estratégicas que prometem melhorar o fluxo urbano e reduzir alagamentos em áreas críticas da cidade.
Também já foi entregue a primeira fase do Parque Linear – Nova Doca. Com a retirada dos tapumes, a obra segue avançando gradativamente nas oito quadras seguintes.
Além das obras físicas, a preparação para a COP 30 inclui a qualificação profissional.
Segundo o governo do estado, o programa Capacita COP30 já formou mais de 16 mil trabalhadores em áreas ligadas ao turismo, infraestrutura e serviços.
Um estudo de impacto econômico e social também foi iniciado. O objetivo é avaliar os investimentos recebidos por Belém, os empregos gerados e a projeção da cidade em termos de turismo e desenvolvimento regional. Os resultados devem ser divulgados após a realização da COP30.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br