As primeiras evidências sugerem que um sistema antiaéreo russo pode ter derrubado um avião da Azerbaijan Airlines, segundo disse uma autoridade dos EUA à CNN. O desastre aéreo deixou 38 pessoas mortas e 29 feridos.
Os sinais apontam que o sistema russo atingiu o voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines antes de cair perto de Aktau, no Cazaquistão, disse a autoridade dos EUA nesta quinta-feira (26).
Esta é a primeira vez que os EUA oferecem uma avaliação do acidente de quarta-feira do jato de passageiros que matou pelo menos 38 das 67 pessoas a bordo.
Se os primeiros indícios forem confirmados, pode ser um caso de identidade errada, disse o oficial dos EUA, onde unidades russas mal treinadas dispararam negligentemente contra o uso de drones da Ucrânia.
Autoridades do Azerbaijão, Cazaquistão e Rússia, três países ligados ao desastre, pediram que as pessoas não especulem sobre o acidente até que as investigações sejam concluídas.
Aqui está o que sabemos sobre a queda do avião até agora.
Qual foi a rota do avião?
O voo da Azerbaijan Airlines estava viajando da capital azerbaijana, Baku, para Grozny, a capital da república sul russa da Chechênia, antes de fazer um pouso de emergência a aproximadamente 3 quilômetros de Aktau, no Cazaquistão.
Os meios de comunicação russos informaram que o avião foi desviado devido a uma forte neblina em Grozny.
De acordo com o site de rastreamento de voo Flightradar24, o avião partiu na quarta-feira às 7:55 da manhã (no horário local do Azerbaijão) e caiu às 10:28.
As autoridades não explicaram por que o avião atravessou o Mar Cáspio, quando Baku e Grozny estão a oeste e Aktau a leste.
-
1 de 8
Ambulâncias em meio a destroços de avião que caiu no Cazaquistão
-
2 de 8
Equipes de resgate atuam em meio a destroços de avião que caiu no Cazaquistão • Reuters
-
3 de 8
Imagem tirada de vídeo mostra sobreviventes saindo de destroços de avião que caiu no Cazaquistão • Redes sociais
-
-
4 de 8
Queda de avião no Cazaquistão deixa dezenas de mortos • Redes sociais via Reuters
-
5 de 8
Imagem tirada de vídeo mostra momento que avião explode ao cair no Cazaquistão • Redes sociais
-
6 de 8
Novas imagens geram dúvidas sobre queda de avião no Cazaquistão • Reprodução/ Redes Sociais
-
-
7 de 8
Imagens compartilhadas nas redes sociais na quarta-feira (25) mostraram buracos visíveis nos destroços do voo da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão, deixando ao menos 38 mortos e 29 feridos. • REDES SOCIAIS
-
8 de 8
Local onde avião caiu no Cazaquistão
O ministro dos Transportes do Cazaquistão, Marat Karabayev, disse nesta quinta-feira que um centro de controle cazaque recebeu um sinal da Rússia cerca de 45 minutos antes do avião cair, dizendo que o voo estava sendo desviado.
O despachante russo disse que a aeronave estava com uma falha em seus sistemas de controle, e que a tripulação decidiu voar para Aktau depois de receber relatórios de mau tempo, disse Karabayev. O despachante disse mais tarde que “um tanque de oxigênio explodiu na cabine, fazendo com que os passageiros perdessem a consciência”.
Enquanto a tripulação da Azerbaijan Airlines fez duas aproximações de pouso no aeroporto de Aktau, a aeronave desviou do seu curso e perdeu comunicação com as autoridades de Aktau quando caiu, disse Karabayev.
A Flightradar24 disse em uma publicação das redes sociais que a aeronave foi “exposta ao bloqueio e falsificação de GPS perto de Grozny.” O bloqueio do GPS pode dificultar significativamente a capacidade de um avião para navegar e se comunicar, disse Flightradar24, criando potenciais riscos de segurança.
Dados e vídeo do acidente também “indicam possíveis problemas de controle com a aeronave”, disse o Flightradar24.
Quantas pessoas sobreviveram ao acidente?
Pelo menos 38 das 67 pessoas a bordo do avião morreram no acidente, confirmam as autoridades cazaques, incluindo dois pilotos e um comissário de bordo.
Cerca de 29 sobreviventes, dois dos quais crianças, foram retirados dos destroços, disse o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev.
Dos passageiros que viajaram no avião, 37 eram cidadãos do Azerbaijão e 16 da Rússia, além de seis do Cazaquistão e três do Quirguistão, segundo dados preliminares do Ministério do Transporte do Cazaquistão. Nenhum dos que sobreviveram era cidadão cazaque, disse Bozumbayev.
A agência de notícias estatal azerbaijana AZERTAC informou que 12 sobreviventes serão transportados para o Azerbaijão na quinta-feira, cinco dos quais estão em uma “condição grave, mas estável.” Essas cinco pessoas serão transportadas de volta por uma aeronave especial do Ministério de Situações de Emergência do país, disse a AZERTAC.
A porta-voz da OTAN, Farah Dakhlallah, disse em uma publicação nas redes sociais que os “pensamentos e orações da aliança estão com as famílias e vítimas” do desastre. “Desejamos uma rápida recuperação aos feridos no acidente e pedimos uma investigação completa,” escreveu.
Qual foi a causa do acidente?
Vídeo e imagens do avião após a queda mostram perfurações na lataria do avião que parecem semelhantes aos danos causados por estilhaços ou detritos. A causa desses furos não foi confirmada.
A Azerbaijan Airlines inicialmente disse à AZERTAC que o incidente foi causado pela colisão da aeronave contra aves, informou a emissora. A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, Rosaviatsia, também disse que o avião caiu depois de colidir com pássaros.
No entanto, Andriy Kovalenko, chefe do Centro da Ucrânia para Combater a Desinformação, parte do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, questionou isso, alegando nas redes sociais que o avião foi “abatido por um sistema russo de defesa aérea.”
O acidente ocorreu pouco depois de ataques de drones ucranianos atingirem o sul da Rússia. A atividade de drones fechou aeroportos na área no passado e o aeroporto russo mais próximo da rota do avião foi fechado na manhã de quarta-feira.
“A Rússia deveria ter fechado o espaço aéreo sobre Grozny, mas não conseguiu”, disse Kovalenko, especulando que as autoridades tentarão encobrir a verdadeira razão por trás do acidente, incluindo os buracos no avião, pois seria “inconveniente” culpar a Rússia.
Justin Crump, um especialista em inteligência, segurança e defesa e o CEO da empresa de consultoria de risco Sibylline, disse à BBC Radio 4 na quinta-feira que o avião atingido pela Rússia é “a melhor teoria que se encaixa em todos os fatos disponíveis que conhecemos.” Crump acrescentou que as defesas aéreas russas estavam ativas em Grozny na época em que o avião foi danificado.
“Eu não acho que isso seja deliberado,” ele observou, apontando que a Rússia está “muito preocupada” com os drones ucranianos ativos de longo alcance que “muitas vezes não são abatidos.”
A Osprey Flight Solutions, uma empresa britânica que analisa os riscos de segurança no setor da aviação, também disse em um alerta às companhias aéreas que o voo “provavelmente foi abatido por um sistema militar russo de defesa aérea”, segundo o Wall Street Journal.
O oficial dos EUA que falou com a CNN na quinta-feira não disse que tipo de sistema pode ter derrubado o avião. A Rússia tem vários sistemas antiaéreos, incluindo os seus avançados sistemas de mísseis terra-ar S-300 e S-400, bem como o sistema de médio alcance Pantsir e outros.
O que as autoridades estão dizendo?
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quinta-feira que seria errado especular sobre a causa do acidente de avião antes de uma investigação ter sido realizada, segundo a mídia estatal russa RIA Novosti.
Maulen Ashimbayev, presidente do senado do Cazaquistão, disse nesta quinta-feira que “a natureza desses danos e as causas do desastre são atualmente desconhecidas.”
Uma comissão foi criada para investigar o acidente, envolvendo representantes do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia, disse Ashimbayev.
Kanat Bozumbayev, vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, disse que “mesmo a causa preliminar ainda não pode ser determinada, pois são necessários especialistas para isso.”
“Eles vão conduzir o trabalho, e então será claro”, disse Bozumbayev na quinta-feira.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br