Milhares de pessoas se reuniram em Washington neste sábado (18) para protestar contra a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
No Franklin Park, um dos três pontos de partida para a “Marcha do Povo”, que percorrerá o centro da cidade, manifestantes se reuniram debaixo de uma leve chuva para defender pautas como igualdade de gênero e autonomia sobre o próprio corpo.
Mais manifestantes se reuniram em outros dois parques também próximos à Casa Branca, antes de se dirigirem ao encontro final da marcha, no Lincoln Memorial.
Os protestos contra a posse de Trump deste ano são muito menores do que em 2017, quando o republicano venceu para o primeiro mandato.
Apesar dos números menores, os manifestantes se diziam otimistas. “É um bom lembrete de que, embora não tivéssemos os números em novembro, não estamos sozinhos”, disse Bethany Reeves, de 27 anos, de Arlington, Virgínia.
Donald Trump foi eleito presidente pelos americanos em novembro de 2024, com mais de 77 milhões de votos.
Eventos pró-Trump também estão programados para acontecer em Washington nos próximos dias.
O presidente eleito deve realizar um comício com apoiadores dentro da Capital One Arena, no centro da cidade, neste domingo (19), na véspera da posse, e outro após, na tarde desta segunda-feira (20).
Trump deve ser empossado nesta segunda-feira (20), às 14 horas no horário de Brasília.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br