22.3 C
Marília

A pedido de deputado, Sorocaba (SP) vai receber de 300 a 500 policiais militares

Leia também

Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlos Cezar

Secretário Derrite confirma mais um batalhão da PM e nova sede para a Polícia Científica e o IML no município

O deputado Carlos Cezar (PL) comemorou o anúncio feito na sexta-feira (28) pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, sobre a criação de mais um batalhão da Polícia Militar e da construção de uma nova sede para a Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML) em Sorocaba. O parlamentar lembra que apresentou tais pedidos reiteradas vezes ao Governo de São Paulo ao longo de seus mandatos e ressaltou que a medida reitera a marca da gestão Tarcísio de Freitas em executar projetos que não tenham sido desenvolvidos em administrações anteriores.

Derrite confirmou em entrevista ao telejornal TEM Notícias 1ª edição, exibido pela TV TEM (afiliada da Rede Globo em Sorocaba), que um novo batalhão territorial da Polícia Militar deverá ser instaurado na cidade até o final da atual gestão estadual. A nova unidade deverá ter de 300 a 500 policiais, o que dobrará o atual efetivo do 7º BPM/I.

Em abril de 2022, durante entrevista ao Jornal da Cruzeiro, da rádio Cruzeiro FM 92,3, Carlos Cezar destacou seu trabalho pela Segurança Pública em Sorocaba e região, por exemplo, a articulação para a implantação do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e uma emenda de R$ 300 mil para a compra de equipamentos para o 7º BPM/I; e lembrou das reiteradas solicitações feitas até aquele momento sobre a necessidade de um novo batalhão da PM e da contratação de novos policiais. “Nesses primeiros sete meses de gestão, o governador Tarcísio e o secretário Derrite têm demonstrado um comprometimento efetivo com segurança da população, com a valorização salarial dos policiais, abertura de concurso público para mais novos 5.400 policiais e investimentos em equipamentos e estrutura de trabalho”, ressaltou o deputado.

Sobre a Polícia Científica, Derrite anunciou a transferência da corporação para uma nova sede, localizada nas proximidades do bairro Mangal. “Vamos empenhar mais de R$ 10 milhões para a adequação do prédio para receber a nova sede da Polícia Científica, do Instituto de Criminalística para os nossos peritos e Instituto Médico Legal para receber adequadamente, com condições, com tecnologia, para sair de onde ele está”, enfatizou secretário. Caso se concretize, a iniciativa solucionará a questão após uma série de indefinições.

Polícia Científica e IML

No último dia 23 de março, Carlos Cezar encaminhou uma indicação à Secretaria de Segurança Pública (SSP) solicitando providências urgentes referentes à implantação de uma nova sede, melhorias na estrutura e a ampliação da capacidade de atendimento para a Polícia Científica e o IML em Sorocaba. “Infelizmente, constatamos que os antigos problemas do IML em Sorocaba persistem. Por isso, reforçamos o apelo para que, urgentemente, esse serviço essencial funcione com uma estrutura adequada aos servidores da Polícia Científica e à demanda de uma Região Metropolitana com mais de 2 milhões de habitantes”, afirmou o deputado na ocasião.

Em maio de 2021, a 2ª Vara da Justiça Trabalho de Sorocaba estipulou um prazo de 30 dias para que o Governo do Estado apresentasse em juízo um plano de trabalho para solucionar as irregularidades encontradas no IML. A sentença atendeu à ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), depois que uma fiscalização do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) apontou diversas irregularidades.

Embora algumas medidas tenham sido tomadas, em março de 2022, a Justiça condenou o Executivo Estadual a cumprir 20 obrigações a fim de sanar “riscos à saúde e à segurança” existentes no prédio Paralelamente, em agosto de 2021, o Governo do Estado anunciou a construção de uma nova sede para o IML na altura do Km 106 da Rodovia Raposo Tavares, projeto que não se concretizou.

Já em junho de 2023, a Prefeitura de Sorocaba encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei doando ao Executivo Estadual uma área pública para a construção de uma nova sede para a Polícia Científica vizinha ao residencial Tivoli Park, na Zona Sul; porém, a propositura foi retirada do Legislativo Municipal, sob a alegação de que o Executivo “empreenderia estudos sobre possíveis novas áreas”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias