Os índices acionários da China e de Hong Kong caíram nesta terça-feira (25), com a venda de ações de tecnologia e a escalada dos riscos geopolíticos derrubando os mercados.
O índice Hang Seng Tech fechou em queda de 1,6%, após registrar baixa de 4,3% na abertura, com a Alibaba recuando 3,8% e o Baidu caindo 3,9%.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,32%, afastando-se ainda mais de uma máxima de três anos. O índice CSI 300 perdeu 1,11%, e o índice SSEC, em Xangai, recuou 0,8%.
As notícias de que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja endurecer as restrições sobre semicondutores para a China diminuíram a confiança, exacerbando as preocupações geopolíticas com a “Política de Investimento America First”, que visa aumentar as restrições sobre a China.
O declínio nas negociações da Ásia também seguiu a queda nas ações chinesas listadas nos EUA na segunda-feira.
“O mercado tem estado tão obcecado com a história da inteligência artificial da China que se esqueceu de Trump, mas ele é sempre uma incógnita”, disse Qi Wang, diretor de investimentos da UOB Kay Hian.
Os movimentos recentes lembram ao mercado que o risco Trump ainda é muito real, acrescentou ele.
O recuo desta semana marca o fim da melhor sequência de ganhos das ações chinesas de tecnologia desde 2020, à medida que os fortes lucros e o otimismo sobre a IA desencadearam uma reavaliação do setor.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br