A prestadora de serviços de saúde reprodutiva Planned Parenthood, dos Estados Unidos, disse nesta segunda-feira (31) que o governo do presidente americano, Donald Trump, cortaria o financiamento federal de planejamento familiar a partir de terça-feira (1), afetando o controle de natalidade, exames de câncer e outros serviços para pessoas de baixa renda.
A Planned Parenthood disse que nove de suas afiliadas receberam notificação de que o financiamento seria retido sob um programa conhecido como Título X, que apoia serviços de saúde para os pobres desde 1970.
Na semana passada, o Wall Street Journal relatou que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) planejou um congelamento imediato de US$ 27,5 milhões em subsídios de planejamento familiar para grupos como a Planned Parenthood.
A Planned Parenthood diz que mais de 300 centros de saúde estão na rede do Título X e os centros financiados pelo Título X receberam mais de 1,5 milhão de visitas em 2023. Não foi informado quanto financiamento seria interrompido pelo governo Trump.
A Casa Branca e o HHS não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. Um porta-voz do HHS disse na semana passada que o departamento estava revisando os beneficiários dos subsídios para garantir a conformidade com as ordens executivas do presidente Donald Trump.
Alexis McGill Johnson, presidente e CEO do Planned Parenthood Action Fund, previu que os cânceres não seriam detectados, o acesso ao controle de natalidade seria severamente reduzido e as infecções sexualmente transmissíveis aumentariam como resultado.
“O presidente Trump e Elon Musk estão promovendo sua perigosa agenda política, retirando o acesso à assistência médica de pessoas em todo o país e não pensando duas vezes na devastação que causarão”, disse McGill Johnson em um comunicado.
Trump nomeou o bilionário Musk, que ajudou o presidente a ser eleito, para liderar uma iniciativa para atingir agências governamentais para cortes de gastos.
Os conservadores há muito buscam desfinanciar a Planned Parenthood porque ela também fornece abortos. No entanto, o financiamento do governo dos EUA para quase todos os abortos foi proibido desde 1977.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br