Mesmo com o fraco desempenho da Ferrari em curvas de baixa velocidade nesta temporada, Charles Leclerc mantém a esperança de surpreender no Grande Prêmio de Mônaco, prova em que a posição de largada costuma ser decisiva devido à dificuldade de ultrapassagens.
O piloto monegasco, único nascido no principado a vencer em casa desde a criação do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1950, já largou da pole position em três das últimas quatro edições da corrida.
Apesar do histórico, o cenário de 2025 não parece favorável. No último fim de semana, em Ímola, nem Leclerc nem seu companheiro de equipe, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, conseguiram se classificar entre os dez primeiros.
Embora o ritmo de corrida tenha sido melhor, o desempenho em classificação segue como um ponto fraco do time italiano.
Questionado sobre a possibilidade de repetir a vitória do ano passado, Leclerc foi cauteloso.
“Se quiser uma resposta honesta, diria que a chance é baixa, porque infelizmente nosso carro não tem sido forte em curvas de baixa velocidade. E aqui em Mônaco, só existem curvas desse tipo”, afirmou o piloto em entrevista coletiva.
Ainda assim, ele acredita que as características únicas do circuito podem abrir espaço para uma surpresa positiva.
“Mônaco é tão diferente de qualquer outra pista que corremos na temporada que, ao colocar o carro na pista amanhã, podemos acabar descobrindo algo positivo”, acrescentou.
Leclerc aposta também na importância do desempenho individual dos pilotos em um traçado tão técnico. Em Mônaco, detalhes mínimos separam o sucesso do fracasso, e uma volta mágica no sábado pode mudar tudo.
“Até o momento da classificação, até você fazer a volta no Q3, há sempre a esperança de fazer algo mágico, porque ninguém sabe exatamente onde está. Então, vou manter a esperança até o fim”, disse o piloto.
Novidade no circuito
Outra novidade desta edição pode embaralhar ainda mais as estratégias: a obrigatoriedade de duas paradas nos boxes. A mudança tem o objetivo de tornar a corrida mais dinâmica e pode beneficiar aqueles que não largarem na frente.
“Já houve anos em que não esperávamos estar na pole, e quando você sente que não tem nada a perder, acaba conseguindo algo especial”, lembrou Leclerc.
“Em 2021, por exemplo, estávamos mal durante todo o ano, mas conseguimos a pole aqui. Então ainda tenho esperança de repetir o que aconteceu no ano passado. A última vez que estive neste paddock, venci. Foi um momento muito especial pra mim”.
Onde assistir ao GP de Mônaco pela Fórmula 1
- Streaming: F1 TV
- TV: Band e Bandsports
Ficha técnica do GP de Mônaco pela Fórmula 1
Sexta-feira, 23 de maio
- 8h30 – Treino livre 1
- 12h – Treino livre 2
Sábado, 24 de maio
- 7h30 – Treino livre 3
- 11h – Classificação
- 10h – Corrida do Grande Prêmio de Mônaco
(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Toby Davis)
Fonte: www.cnnbrasil.com.br