O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se encontrou nesta quarta-feira (2) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O encontro também foi acompanhado pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de lideranças do Senado, em grande parte governistas.
A reunião aconteceu na residência oficial do chefe da Casa Legislativa, em Brasília.
“A presença do presidente Lula evidencia a importância de trabalharmos juntos, com respeito mútuo e cooperação, para enfrentar os desafios que o Brasil apresenta”, disse Alcolumbre em nota oficial.
Estiveram presentes na reunião:
- Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais
- Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso
- Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado
- Efraim Filho (União-PB), líder do União no Senado
- Leila Barros (PDT-DF), presidente da Comissão do Esporte no Senado
- Eduardo Braga (MDB-AM), relator do 2º projeto de regulamentação da reforma tributária
- Rogério Carvalho (PT-SE), líder do PT no Senado
“Este encontro reforça nosso compromisso com o diálogo construtivo e a harmonia entre o Senado Federal e o Executivo, fundamentais para o avanço das pautas de interesse nacional”, prosseguiu o presidente do Senado.
Articulação política
Conforme antecipou a CNN, Lula quer aproveitar que estreitou os laços com lideranças partidárias e os presidentes do Congresso Nacional na viagem à Ásia para entrar de vez na articulação política.
Apesar de ter caráter mais informal, as reuniões querem mostrar que o presidente busca estar mais disponível para o diálogo com os parlamentares, especialmente do centrão, para aprovação de projetos de interesse do governo.
O encontro é realizado em um momento em que o governo começará a discutir projetos de seu interesse no Congresso, incluindo o que aumenta a isenção do imposto de renda para salários de até R$ 5.000.
Integrantes do governo consideram que Lula acertou em levar uma comitiva com integrantes da Câmara e do Senado para as agendas no Japão e no Vietnã.
As conversas, mesmo que breves, dos parlamentares com o presidente surtiram efeito de mostrar a imagem de maior disposição do governo para o diálogo com as lideranças, de acordo com interlocutores de Lula.
Na quinta-feira (3), o presidente deve fazer uma reunião semelhante com líderes da Câmara.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br