22.2 C
Marília

Amazonas abre campanha de vacinação nas escolas em Rio Preto da Eva

Leia também

Programa nacional busca reforçar a adesão à vacinação entre alunos de até 15 anos de idade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) abriram, nesta quarta-feira (30/04), em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), a Campanha de Imunização nas Escolas. Promovido através do Programa Saúde na Escola, o movimento nacional tem como objetivo reforçar a adesão à vacinação entre alunos de até 15 anos de idade, por meio da verificação e atualização da caderneta de imunização.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, no Amazonas, a estratégia está sendo levada aos 62 municípios do estado com vacinação em ambiente escolar. “As instituições de ensino também podem levar os estudantes até as unidades de saúde do bairro onde acontece a vacinação. O importante é garantir a atualização da caderneta de vacinação de todos os escolares na faixa etária da campanha”, disse a secretária.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a importância da atualização da caderneta de vacinação dos estudantes. “A imunização em ambiente escolar é uma estratégia que aproxima a vacina da população e contribui diretamente para a ampliação da cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. É compromisso da SES-AM e da FVS-RCP atuarem para a proteção desse público contra doenças imunopreveníveis”, ressalta.

Estão sendo aplicadas doses de vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV. Cada vacina segue sua própria indicação de faixa etária. A mobilização conta com a parceria entre as secretarias municipais de saúde e de educação, além da atuação de equipes de imunização e agentes comunitários de saúde.

Busca ativa HPV

Em Rio Preto da Eva, a programação foi realizada em conjunto com ação de busca ativa de adolescentes, de 15 a 19 anos, não vacinados com a vacina contra HPV em dez instituições de ensino, envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares.

“Mais uma grande campanha de vacinação, agora da vacina HPV. Pedimos a atenção de todos os pais e responsáveis que procurem as nossas unidades de saúde para tomar essa importante vacina”, destaca a prefeita de Rio Preto da Eva, Socorro Nogueira.

Uma das estudantes vacinadas durante a ação, desta quarta-feira (30/04), foi Agatha Lima. “É bem importante tomar a vacina. É preciso procurar algum posto de saúde perto de casa e falar para os pais que precisam tomar a vacina HPV”, afirmou.


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias