Há 3 minutos
Por meio do Programa Amazonas + Alfabetizado, cerca de 360 mil estudantes em todo o estado são impactados com as atividades
Em iniciativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), articulado pelo Ministério da Educação (MEC), 45 municípios do Amazonas foram reconhecidos pelas suas atividades de combate ao analfabetismo e receberam o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A solenidade aconteceu em Brasília (DF), na última segunda-feira (10/02).
Entre os critérios utilizados pelo MEC para condecorar os municípios amazonenses com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização estão a institucionalização e implementação da política de alfabetização; a implementação das ações de formação de professores e gestores; a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização e a colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal).
No estado, o Programa “Amazonas + Alfabetizado, principal responsável pela implementação das diretrizes apresentadas no prêmio, é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com as secretarias municipais de Educação de todos os 62 municípios do Amazonas. Estima-se que mais de 360 mil estudantes dos Anos Iniciais (1° ao 5º ano), das redes públicas estadual e municipais de ensino, são impactados pelas atividades do programa.
De acordo com Cláudia de Oliveira, servidora da Secretaria de Educação e articuladora estadual do programa “Amazonas + Alfabetizado”, os resultados são importantes, mas o trabalho continua.
“O reconhecimento nos deixa felizes porque mostra que estamos no caminho certo com as nossas crianças. Entretanto, o selo também nos faz refletir. Sabemos que há muito o que ser feito, especialmente considerando a diversidade do nosso estado. Em 2025, seguiremos firmes nas atividades”, ressaltou Cláudia.
Amazonas + Alfabetizado na prática
Implantado em agosto de 2023, o programa teve diversas atividades no último ano letivo. Entre as principais, destacam-se as formações sobre metodologias de ensino da escrita alfabética e matemática, atividades de apropriação dos resultados gerados pelas provas aplicadas em larga escala, como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), a distribuição de materiais didáticos e a criação do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC).
Selo em números
Os municípios do Amazonas ficaram com oito Selos Ouro, 19 Selos Prata e 18 Selos Bronze, enquanto 17 municípios não finalizaram a inscrição para a avaliação do prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A Secretaria de Educação recebeu o Selo Prata, em avaliação destinada às secretarias estaduais de educação de todo o país. A lista completa com os municípios premiados pode ser acessada aqui: https://bit.ly/Selo_Alfabetização.
Outro dado positivo, este divulgado em 2024, trata-se do Indicador Criança Alfabetizada, vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta devolutiva do MEC, o Amazonas ultrapassou a meta estadual e foi o sexto estado brasileiro que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados até o 2° ano do Ensino Fundamental em 2023. O indicador apontou que, no Amazonas, em 2023, 52% dos alunos foram alfabetizados até esta etapa, superando a meta de 44% para o estado.