Donald Trump retorna à Casa Branca em 2025 com um cenário político significativamente mais favorável do que em seu primeiro mandato, segundo avaliação da analista de internacional Fernanda Magnotta ao CNN 360° desta segunda-feira (6).
A analista destaca que Trump chega ao poder “muito empoderado” após uma vitória expressiva no colégio eleitoral e no voto popular, diferentemente do que ocorreu em 2016.
Além disso, o republicano assume o governo com maioria legislativa nas duas Casas do Congresso.
Suprema Corte e base política fortalecida
Magnotta ressalta que Trump terá a oportunidade de indicar mais juízes conservadores para a Suprema Corte, onde já nomeou três dos nove membros durante seu primeiro mandato.
“Ele deve indicar pelo menos mais dois ao longo agora desses próximos anos”, afirma.
A especialista também aponta para a consolidação do grupo “Make America Great Again” (MAGA) dentro do Partido Republicano.
“O MAGA é maioria hoje dentro do Partido Republicano, diferente do que era no passado, era um grupo minoritário, pouco estruturado”, explica.
Preocupações com centralização do poder
O cenário mais favorável a Trump suscita preocupações entre alguns setores nos Estados Unidos. Segundo Magnotta, “há quem acredite que ele pode tentar centralizar o poder ainda mais agora e quem sabe ter roubos um pouco mais autoritários”.
Diante desse contexto, a analista destaca os esforços do Partido Democrata para transmitir uma mensagem de união nacional e pacificação.
Como exemplo, cita o convite de Joe Biden para que Trump participe da transição de poder na Casa Branca, algo que não ocorreu na eleição anterior.
“Existem alguns movimentos cujo objetivo principal é tentar garantir um clima de normalidade, para que isso não retome a polarização que a gente tem assistido nesse país ao longo dos últimos anos”, conclui Magnotta.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br