Apoiadores do presidente afastado da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, foram às ruas perto de sua residência oficial em Seul nesta terça-feira (31), depois que um tribunal aprovou seu mandado de prisão.
Agitando cartazes, bandeiras da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, os manifestantes expressaram o apoio ao presidente que sofreu impeachment, bem como sua oposição ao mandado de prisão, solicitado por investigadores que estavam examinando a imposição da Lei Marcial por Yoon, que durou pouco tempo.
“O mandado de prisão para o presidente Yoon Suk Yeol é inválido. Vim aqui para me opor à execução do mandado”, disse um manifestante de 72 anos, Kim Choong-il.
Yoon foi suspenso dos poderes presidenciais após sofrer impeachment pelo parlamento devido a sua decisão de impor brevemente a Lei Marcial em 3 de dezembro. O ex-líder sul-coreano agora enfrenta uma investigação criminal sobre possíveis acusações de insurreição.
O Escritório de Investigação de Corrupção para Oficiais de Alto Escalão confirmou que o Tribunal do Distrito Ocidental de Seul aprovou o mandado.
Esse é o primeiro mandado de prisão emitido para um presidente em exercício na Coreia do Sul, segundo a mídia local.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br