Autoridades em toda a Índia estão realizando exercícios de segurança da defesa civil nesta quarta-feira (7), horas após o país lançar ataques contra alvos no Paquistão.
Esses exercícios foram planejados antes dos ataques. Em uma ordem do Ministério do Interior não vista há décadas, o governo indiano ordenou que eles fossem realizados em todos os estados e territórios da união.
De acordo com declarações oficiais publicadas no X, 244 locais serão incluídos nos exercícios, que contam com acionamento de sirenes de emergência, procedimentos de desocupação e o que fazer em apagões.
Entenda o conflito entre Índia e Paquistão
A Índia lançou a “Operação Sindoor” nesta quarta-feira (7) — noite de terça-feira (6), no horário de Brasília — e atingiu “infraestrutura terrorista” tanto no Paquistão quanto na região da Caxemira administrada pelo Paquistão.
Essa é uma grande escalada, que leva as duas nações vizinhas, que possuem armas nucleares, à beira de uma guerra total.
O Paquistão diz ter abatido cinco jatos da Força Aérea Indiana e um drone. A Índia não confirmou essas perdas. Fontes paquistanesas disseram que três dos cinco aviões abatidos eram caças Rafale — ativos valiosos da Força Aérea Indiana adquiridos de um fabricante francês.
A ofensiva indiana ocorre após homens armados matarem 26 pessoas, a maioria turistas, na Caxemira controlada pela Índia em abril. A Índia acusou o Paquistão de envolvimento, algo que o governo paquistanês nega.
A Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana, controlam partes da Caxemira, mas a reivindicam integralmente e já travaram três guerras pelo território.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br