Após uma breve interrupção que paralisou todos os voos da American Airlines nesta terça-feira (24), véspera de Natal, a companhia informou que retomou o serviço.
A American Airlines pontuou que um “problema técnico” atrasou todos os seus voos nos Estados Unidos, logo durante um dos períodos de viagem mais movimentados do ano.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) suspendeu sua proibição de voos da American.
“Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente”, destacou a American Airlines em um comunicado.
A interrupção ocorreu em um dia em que a companhia aérea está programada para ter mais de 3.300 voos domésticos, de acordo com a empresa de análise de aviação Cirium.
David Myers, um consultor de desastres de 62 anos que estava viajando de Salisbury, Maryland, para Nova Orleans, disse que foi alertado pela primeira vez sobre o problema às 6h da manhã, no horário local. Ele e sua esposa estão tentando passar o Natal com seus filhos.
“É véspera de Natal, então reclamar não parece muito certo. A segurança sempre vem em primeiro lugar. Mas mais informações no portão seriam úteis”, ponderou Myers à CNN.
Os clientes nas redes sociais começaram a reclamar que alguns voos estavam retornando aos seus portões e que os atrasos eram de cerca de 90 minutos.
“O capitão diz que a interrupção do software da American impediu os cálculos de peso e balanceamento ‘em toda a empresa’ sem estimativa de resolução. Os voos não puderam partir como resultado. Não foi um bom começo para a viagem de véspera de Natal!”, postou uma pessoa no X.
Em um vídeo publicado do aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, um agente é ouvido dizendo “nosso sistema está fora do ar”, enquanto mantém os passageiros no portão.
As ações da American Airlines caíram inicialmente quase 3% nas negociações de pré-mercado, mas subiram 1% após a resolução das atividades.
*Pete Muntean e Nick Valencia, da CNN, contribuíram para esta reportagem
Fonte: www.cnnbrasil.com.br