João Fonseca venceu, no sábado (15), o sérvio Laslo Djere, por 2 sets a 1 e vai enfrentar o argentino Francisco Cerúndolo, de 26 anos, na grande final do ATP 250 de Buenos Aires neste domingo, às 16h.
Atual número 1 da Argentina, a melhor colocação de Francisco no ranking mundial da ATP de toda a carreira de Francisco foi a 19ª no simples, atingida no dia 19 de junho de 2023. Atualmente ele é o número 28 do mundo. Nas duplas, o lugar mais alto atingido pelo atleta foi 201, hoje ele é o 256.
O atleta é treinado pelo também argentino Kevin Konfederak e carrega três títulos de ATP 250 no currículo: em Bastad, na Suécia (2022), no saibro; em Eastbourne, Inglaterra (2023), na grama, e em Umag (2024), no saibro. Em torneios ATP, ele soma 104 vitórias e 91 derrotas.
O estilo de jogo do tenista é conhecido por ser mais agressivo, dinâmico e com variedade de golpes, além da boa movimentação em quadra.
Quando Cerundolo se tornou profissional, em 2018, aos 20 anos, João Fonseca ainda dividia a rotina de treinos no Country Club, em Ipanema, com o sétimo ano da escola, já que ainda era uma criança de 12 anos.
Esta será a segunda vez que o argentino disputa a final do ATP 250 de Buenos aires. A primeira foi em 2021, quando perdeu para o compatriota Diego Schwartzman, que anunciou aposentadoria nesta semana, durante o evento.
Também em 2021, ele perdeu para o brasileiro Thiago Monteiro na semifinal do Challenger de Buenos Aires.
Para chegar à final, Francisco precisou vencer o irmão mais novo, Juan Manuel Cerúndolo, de 23 anos, nas oitavas de final do torneio. A paixão pelo tênis é de família, o pai, Alejandro, apelidado de “Toto”, treina jogadores argentinos e chegou ao número 309 no PIF ATP Rankings em 1982.
A mãe, María Luz, também é atleta de tênis, formada em psicologia, especializada em esportes e viaja com os filhos pelo mundo o máximo possível.
Cerundolo já venceu jogadores do topo do ranking mundial, como o atual líder, Jannik Sinner e Casper Ruud, 5º colocado. No ATP de Buenos Aires, ele superou Alexander Zverev, número 2 do mundo, nas quartas de final.
Segundo o site oficial da ATP, Francisco soma mais de 6 milhões de dólares (cerca de R$ 34 milhões na cotação atual) em prêmiações ao longo de toda a carreira.
O tenista será o terceiro argentino que João Fonseca enfrenta neste torneio, já que superou Federico Coria nas oitavas de final e Mariano Navone nas quartas.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br