O Ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, deve se encontrar com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, esta semana nas primeiras conversas desde a reeleição do Presidente Donald Trump e sua promessa de “assumir o controle” da Groenlândia, informou o jornal Financial Times.
A perspectiva da reunião surge em meio à tensão entre as duas nações sobre o interesse americano em assumir o controle da Groenlândia, a ilha ártica controlada pela Dinamarca desde 1721.
O encontro está planejado para os bastidores de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan em Bruxelas, marcada para começar na quinta-feira (3), pontuou o jornal nesta terça-feira (1º), citando dois funcionários informados sobre os preparativos.
No entanto, as autoridades alertaram que o evento poderia ser cancelado devido às relações tensas entre Copenhague e Washington, acrescentou.
O Departamento de Estado dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
A primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen está visitando a Groenlândia de 2 a 4 de abril para conversas com o novo governo do território semiautônomo, poucos dias após uma visita do vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance.
Em sua viagem, Vance acusou a Dinamarca de não fazer um bom trabalho em manter a ilha segura e sugeriu que os Estados Unidos protegeriam melhor o território estrategicamente localizado.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br