17.6 C
Marília

Barco São João XXIII conclui 7ª expedição da SES-AM, com mais de 7 mil atendimentos na zona rural de Itacoatiara

Leia também

Em cinco dias, foram realizados mais de 3 mil exames, 1,1 mil consultas e 372 cirurgias

Foto: Victor Mamede/ SES-AM

Mais de 7 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames, foram realizados pelo Barco Hospital São João XXIII, na comunidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A sétima expedição do barco teve início no dia 9 de abril e encerrou na segunda-feira (14/04).

O Barco Hospital é uma parceria entre o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Em cinco dias, foram realizados mais de 3 mil exames, incluindo laboratoriais, raio-X, mamografia e ultrassonografia, além de 1.137 consultas, 372 cirurgias de média e baixa complexidade, 88 internações e a dispensação de 1.177 kits de medicamentos, entre outros atendimentos.

Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, outras dez comunidades rurais e vilas vizinhas, como Lindóia, Engenho e Iporá, foram contempladas na ação, ampliando o acesso à saúde para as áreas rurais do município. “Essa é uma estratégia que leva saúde onde, muitas vezes, o acesso é difícil. Estamos cumprindo o nosso compromisso de chegar até os que mais precisam, com estrutura de qualidade e atendimento humanizado”, afirmou a secretária.

Foto: Victor Mamede/ SES-AM

Segundo o diretor do barco, Frei Alberto, a adesão da comunidade foi expressiva. “Realizamos mais de 300 procedimentos cirúrgicos. Isso mostra que estamos garantindo uma saúde acessível para a população ribeirinha do Amazonas”, disse.

A agricultora Hadassa Silva, moradora do Lago do Paricá, contou que ela e familiares aproveitaram a oportunidade para realizar vários procedimentos. “Meu esposo fez uma cirurgia de hérnia, minha irmã operou a vesícula e minha mãe, de 77 anos, também conseguiu fazer a mesma cirurgia de vesícula. Já eu, consegui fazer todos os meus exames, raio-X e mamografia”, relatou.

Desde a primeira expedição, o Barco Hospital já realizou mais de 35 mil atendimentos, entre eles, procedimentos cirúrgicos, incluindo dois partos cesariana, um feito inédito para a unidade fluvial.

Foto: Victor Mamede/ SES-AM

Estrutura moderna

O Barco Hospital São João XXIII possui três andares e é equipado com tecnologia de ponta para atendimento hospitalar. Conta com 14 leitos, sendo dez para internação e quatro para recuperação pós-anestésica.

A embarcação dispõe de um centro cirúrgico oftalmológico e dois centros cirúrgicos gerais, equipados para videocirurgias. Além das áreas médicas, o barco conta com infraestrutura completa e ambulanchas, que oferecem suporte para eventuais encaminhamentos de urgência e casos de alta complexidade.

Foto: Victor Mamede/ SES-AM

Expedições

Itacoatiara foi o sétimo município a receber os serviços do Barco Hospital São João XXIII. As expedições já contemplaram Codajás, Anori, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri e Novo Airão.

O funcionamento do Barco Hospital São João XXIII é viabilizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A unidade foi construída pela instituição com apoio do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, garantindo assistência de saúde às comunidades ribeirinhas.


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias