As festas de Réveillon, geralmente, são marcadas por muita comida e bebida alcóolica. Champagne, espumante, vinho, cerveja e drinks diversos costumam estar no cardápio de muitas comemorações da virada de ano, e os efeitos da ressaca podem ser sentidos no dia seguinte se não houver cuidados especiais.
Além de tentar manter uma boa hidratação ao longo do consumo de álcool, intercalando os drinks com água, é fundamental apostar em uma alimentação equilibrada antes e depois da festividade.
“O álcool bloqueia a produção de um hormônio que ajuda seu corpo a segurar a água, levando a desidratação e perda de eletrólitos como potássio e sódio. Acredita-se que o corpo experimenta respostas hormonais e imunes específicas durante uma ressaca que desencadeiam sintomas diferentes”, explica a nutricionista Patrícia Davidson, especialista em saúde hormonal natural e saúde da mulher.
Os sintomas da ressaca podem incluir fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça, sensibilidade à luz, desidratação ou tontura. Para ajudar a aliviar o mal-estar, alguns alimentos podem ajudar. A nutricionista lista oito deles a seguir, confira:
1. Banana
De acordo com Davidson, alimentos ricos em potássio são fundamentais para curar a ressaca, pois o nutriente costuma ser eliminado em excesso pela urina devido à ação diurética das bebidas alcoólicas. Por isso, vale apostar em banana, que atende a 9% da necessidade diária de potássio.
2. Melancia
Além de beber bastante água e chás para ajudar na hidratação, alimentos ricos nesse elemento podem ser fundamentais para aliviar a ressaca. É o caso da melancia.
“Ela aumenta a chegada de fluxo sanguíneo maior para o cérebro e reidrata pela quantidade de água contida nela”, reforça Davidson.
3. Aspargos
Os aspargos são vegetais riscos em minerais como o cobre, ferro e potássio, além de ser risco em vitaminas B9 (ácido fólico), A (retinol), C (ácido ascórbico) e K (fitomenadiona).
De acordo com a nutricionista, os aspargos, assim como outros vegetais frescos, podem acelerar a desintoxicação do álcool pelo fígado, ajudando o corpo a se recuperar da ressaca.
4. Laranja
A laranja é uma fruta rica em vitamina C e ajuda a poupar glutationa no organismo, um antioxidante importante para o combate aos radicais livres e para eliminação de toxinas.
“A glutationa ajuda o fígado a fazer a desintoxicação mais rápido, retirando os subprodutos tóxicos do álcool”, afirma.
5. Ovos
Os ovos possuem, em sua composição, cisteína, um aminoácido que se converte em glutationa. Por isso, eles também são alimentos interessantes de adicionar nas refeições em um dia de ressaca.
Além disso, o ovo é uma fonte de proteína animal que pode dar saciedade e ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue após um dia de consumo exagerado de álcool.
6. Batata-doce
A batata-doce é um tubérculo importante para aliviar a ressaca por conter alta quantidade de magnésio e potássio em sua composição.
Como vimos, o potássio pode ser eliminado em excesso após um dia de bebedeira, enquanto o magnésio pode ajudar no sistema nervoso e aliviar possíveis dores musculares, ajudando o corpo a se recuperar. Além disso, muitos dos sintomas causados pela ressaca podem estar relacionados à falta desse nutriente no organismo.
7. Carboidratos no geral
Consumir carboidratos ao longo do dia de ressaca — como arroz, batata, pães, frutas e macarrão — pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue.
“Beber demais leva à hipoglicemia. Com o consumo de grandes quantidades importantes de álcool, o fígado não consegue regular os níveis de glicose. Com isso, a hipoglicemia é uma consequência. Portanto, comer mais carboidratos após beber pode ajudar nos sintomas de ressaca”, explica Davidson.
8. Abacate
O abacate é uma boa fonte de potássio, oferecendo até 15% da demanda que o organismo para esse nutriente. Por isso, assim como a banana, essa é uma boa opção de fruta para ser consumida e aliviar a ressaca, de acordo com a nutricionista.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br