Bicampeão do Super Bowl, Howard Twilley, membro do time invicto do Miami Dolphins em 1972, morreu aos 81 anos.
A National Football Foundation anunciou seu falecimento nesta sexta-feira (7), mas não informou a causa da morte. O nativo do Texas morreu na última quarta (5).
Antes de desembarcar no Miami Dolphins, o wide receiver jogou em Tulsa. Em 1965, ele foi nomeado All-American de forma unânime e vice-campeão do Heisman Trophy após uma média de 13,4 recepções por jogo, o que a NFF disse que continua sendo um recorde da FBS.
“Howard Twilley foi um dos maiores recebedores da história do futebol universitário com uma habilidade incrível de se abrir e mudar o curso de um jogo”, disse Archie Manning, presidente da NFF.
“Ele simplesmente redefiniu o que significava ser um recebedor dominante, e seu desempenho em Tulsa durante a temporada de 1965 continua sendo um dos maiores da história do nosso esporte.”
Tanto o Dolphins da AFL quanto o Minnesota Vikings da NFL o selecionaram nas últimas rodadas de seus drafts de 1966, e ele acabou em Miami.
Ele passou 11 temporadas com os Dolphins, vencendo campeonatos consecutivos do Super Bowl nas temporadas de 1972 e 1973. Em 120 jogos de carreira (82 como titular) na temporada regular, ele pegou 212 passes para 3.064 jardas e 23 touchdowns.
Ele começou todos os três jogos dos playoffs em 1972, fazendo quatro recepções para 61 jardas e uma pontuação.
“Estamos profundamente tristes com o falecimento de Howard Twilley, um jogador fundador dos Dolphins em 1966”, disse a equipe em um comunicado nesta sexta-feira. “Seu touchdown no Super Bowl VII ajudou os Dolphins a coroar a única temporada perfeita da NFL e suas contribuições para a organização serão lembradas para sempre.”
Após a aposentadoria, Twilley era dono de uma rede de lojas de artigos esportivos e trabalhou para uma empresa de investimentos.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br