As bolsas europeias operam em baixa de mais de 1% na manhã desta segunda-feira (31), enquanto investidores se preparam para mais uma rodada de tarifas dos EUA.
Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 1,19%, a 535,66 pontos.
A política tarifária dos EUA, que alimenta uma crescente guerra comercial e ameaça levar a economia americana a um quadro de estagflação, segue comprometendo o apetite por risco.
Na quarta-feira (02), o presidente Donald Trump deverá anunciar detalhes das chamadas “tarifas recíprocas”. Além disso, os EUA começam a cobrar tarifa de 25% sobre carros importados nos próximos dias.
Já em entrevista à NBC News, Trump ameaçou impor tarifas secundárias a compradores de petróleo da Rússia se avaliar que Moscou está bloqueando seus esforços para encerrar a guerra na Ucrânia.
No horário acima, o subíndice europeu do setor automotivo tinha queda de 2,5%. Entre grandes montadoras, as alemãs Volkswagen e Mercedes-Benz amargavam respectivas perdas de 3,1% e 2,6% em Frankfurt, enquanto a Renault caía 3,4% em Paris e a Stellantis recuava 2,9% em Milão.
Nas próximas horas, a Alemanha publica dados preliminares de inflação ao consumidor (CPI). Mais cedo, o setor varejista alemão surpreendeu com desempenho de vendas um pouco melhor do que o esperado em fevereiro.
Às 6h45 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,99%, a de Paris recuava 1,39% e a de Frankfurt cedia 1,31%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham baixas de 1,58%, 1,30% e 0,93%, respectivamente.
Mundo tem 24 superbilionários com fortunas acima de US$ 50 bi; veja
Fonte: www.cnnbrasil.com.br