A brasileira Bianca Fraccalvieri fez a leitura em português da Oração Universal durante a missa de funeral do papa Francisco no Vaticano, neste sábado (26).
Bianca é jornalista do Vatican News. No site do portal dedicado a notícias do Vaticano, encontram-se diversas matérias assinadas pela brasileira.
Veja o trecho:
A Missa de Exéquias ocorreu na Basílica de São Pedro, às 10h, no horário local (5h de Brasília).
Ela foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano (integrante mais antigo) do Colégio Cardinalício, segundo a agência de notícias oficial do Vaticano.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a missa seria concelebrada por 220 cardeais e 750 bispos e padres perto do altar, além de outros 4 mil padres na praça.
O cardeal Re proferiu a Oração dos Fiéis, também chamada de Oração Universal.
O que aconteceu em seguida marcou uma mudança em relação aos funerais papais anteriores. Os cardeais proferiram uma breve oração em seis idiomas: italiano, francês, árabe, português, polonês, alemão e mandarim.
Foi a primeira vez que o mandarim foi incluído em um funeral papal.
“Por nós, aqui reunidos, para que, tendo celebrado os sagrados mistérios, possamos um dia ser chamados por Cristo a entrar em seu glorioso reino”, leu o Cardeal Agostino Liu Bo.
Durante seu papado, Francisco expressou seu desejo de visitar a China, e o Vaticano tem tentado, nos últimos anos, estreitar seu relacionamento com Pequim.
Mais tarde, os sacerdotes e outros celebrantes distribuíram a hóstia, também chamada de Sagrada Comunhão — o pão e o vinho, representando o corpo e o sangue de Cristo — entre os cardeais.
Após receberam, a hóstia foi distribuída entre a multidão de fiéis, buscando chegar ao máximo de pessoas possíveis.
Enterro papa Francisco
-
1 de 15
Pessoas assistem à missa fúnebre do Papa Francisco no Vaticano, em 26 de abril de 2025 • REUTERS/Yara Nardi
-
2 de 15
Fieis se reúnem na Praça São Pedro para acompanhar funeral do papa Francisco. • Reprodução/Reuters
-
3 de 15
Fiéis vão ao funeral do papa Francisco. • Reuters
-
-
4 de 15
Fiéis acompanham funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro • Reuters
-
5 de 15
Líderes mundiais no funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro em 26 de abril de 2025 na Cidade do Vaticano. • Dan Kitwood/Getty Images
-
6 de 15
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, chegam ao funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano, Vaticano. • Antonio Masiello/Getty Images
-
-
7 de 15
Presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, chegam ao funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano • Dan Kitwood/Getty Images
-
8 de 15
Presidente da Argentina, Javier Milei, chega ao funeral do Papa Francisco na Praça de São Pedro em 26 de abril de 2025 na Cidade do Vaticano • Franco Origlia/Getty Images)
-
9 de 15
Ex-presidente dos EUA Joe Biden chega ao funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro em 26 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano • Dan Kitwood/Getty Images)
-
-
10 de 15
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e sua esposa Olena Zelenska são vistos chegando ao funeral do Papa no Vaticano, em Roma, Itália, em 26 de abril de 2025. • Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images
-
11 de 15
Fiéis vão ao funeral do papa Francisco. • Reuters
-
12 de 15
Príncipe William comparece ao funeral do papa Francisco • Reuters
-
-
13 de 15
Caixão do papa Francisco fechado • Vaticano
-
14 de 15
Cortejo fúnebre do papa Francisco • Reuters
-
15 de 15
Chegada do caixão do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore. • Reprodução/Reuters
-
O papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Ele se torna o primeiro pontífice em cerca de 100 anos a ser enterrado fora do Vaticano.
Um cortejo fúnebre levou o caixão do papa para a igreja. O próprio pontífice pediu para ser enterrado lá. Ainda segundo a Santa Sé, 150 mil pessoas estiveram presentes no cortejo.
O funeral aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano. A Santa Sé afirmou que mais de 250 mil pessoas, além de dezenas de chefes de Estado, compareceram. A cerimônia durou 2 horas e 10 minutos.
O caixão do pontífice foi fechado na sexta-feira (25), em uma cerimônia fechada com cardeais.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br