O corpo do papa Francisco será levado à Basílica de São Pedro na manhã de quarta-feira, às 9h (horário local), 4h em Brasília, informou o Vaticano em um comunicado.
Seu corpo está atualmente em um caixão na capela da residência Santa Marta, onde viveu durante seus 12 anos de papado.
A Santa Sé declarou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco começará no próximo sábado (26), na Basílica de São Pedro, a partir das 10h, horário local, (5h em Brasília).
Os cardeais se reuniram nesta terça-feira para decidir a data e os detalhes do funeral de Francisco, segundo o Vaticano.
Todos os que fazem parte do Colégio Cardinalício global podem vir a Roma e participar das reuniões diárias da Congregação Geral, segundo a Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”.
Como parte do processo milenar de escolha de um novo papa, cardeais elegíveis — altos funcionários da Igreja nomeados pelo pontífice — de todo o mundo devem se reunir para o conclave no qual o sucessor de Francisco é escolhido.
Atualmente, são 136 cardeais elegíveis, mas somente 120 podem participar.
Mas primeiro, os cardeais devem decidir quando o funeral deve ocorrer e, depois disso, quando o conclave poderá começar.
Morte do papa Francisco
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013.
Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado na segunda-feira (21) do pontífice de 88 anos.
O corpo estava previsto para ser colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do líder da Igreja Católica, aberto aos fiéis.
O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã da segunda-feira (21).
-
1 de 12
Papa Francisco após Conclave em 2013. • Getty Images
-
2 de 12
Papa Francisco posa para foto com sem-tetos em centro de vacinação contra a Covid-19 em Roma • Foto: Imprensa Oficial da Santa Sé
-
3 de 12
O Papa Francisco é saudado por fiéis ao chegar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). O pontífice celebrará uma missa na basílica para cerca de 15 mil pessoas. Do lado fora, telões foram instalados para acompanhar a celebração.
Brasil, Aparecida, SP, 24/07/2013. • MIGUEL SCHINCARIOL/AE/AE/Código imagem:139809
-
-
4 de 12
O papa emérito Bento e o papa Francisco em 2020
28/11/2020 • Vatican Media/Handout via REUTERS -
5 de 12
Papa Francisco encontra-se com jovens em Jacarta, Indonésia
04/09/2024 • REUTERS/Guglielmo Mangiapane -
6 de 12
Papa Francisco e Javier Milei conversam durante cerimônia de canonização da primeira santa argentina • Reuters
-
-
7 de 12
Papa Francisco chega em Lisboa para Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, Portugal
02/08/2023 • REUTERS/Pedro Nunes -
8 de 12
Rei Charles e rainha Camilla se encontram com papa Francisco • MÍDIA DO VATICANO
-
9 de 12
Papa Francisco durante encontro pela paz em Verona, na Itália • Reuters
-
-
10 de 12
Papa Francisco se encontra com presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Vaticano • 13/5/2023 Vaticano/Divulgação via REUTERS/Arquivo
-
11 de 12
Lula com o papa Francisco após evento do G7 • 14/06/2024Vatican Media/Handout via REUTERS
-
12 de 12
Papa Francisco: ‘Indiferença, egoísmo, divisão e esquecimento são palavras que devem ser banidas’ • Foto: Andreas Solaro/Pool via Reuters
-
Fonte: www.cnnbrasil.com.br