O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nas redes sociais nesta segunda-feira (3) que o país implementará um plano sobre fronteira de US$ 1,3 bilhão para interromper a passagem de fentanil para os Estados Unidos, entre outras coisas.
Assim, a divisa com os EUA será reforçada com helicópteros, tecnologia e agentes. Também haverá coordenação aprimorada com autoridades dos EUA.
“Quase 10 mil funcionários da linha de frente estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira”, adicionou Trudeau.
O Canadá também anunciará um “Czar do Fentanil”, a pessoa responsável pelo combate à droga no país, além de listar cartéis como terroristas.
“Garantiremos olhos 24 horas por dia, 7 dias por semana na fronteira, lançaremos uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro”, ressaltou Trudeau.
Por fim, o premiê também assinou uma diretiva de inteligência sobre crime organizado e fentanil, que terá aporte de US$ 200 milhões.
Suspensão de tarifas
Como parte do acordo, Trudeau informou que as tarifas que Trump havia anunciado contra o Canadá serão suspensas por 30 dias, enquanto as negociações entre os países continuam.
Trump confirmou o anúncio canadense e pontuou que está “muito satisfeito com esse resultado inicial”.
O republicano afirmou que será negociado um “acordo econômico final” com o país vizinho.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br