A Defesa Civil do Estado concluiu, na última sexta-feira (9), em Pompéia, na região de Marília, a Oficina Preparatória para o Operação SP Sem Fogo 2025, com um recorde de capacitações em todo o estado. Ao todo, quase 3 mil agentes de cerca de 600 municípios paulistas foram treinados para o enfrentamento dos desafios do período mais crítico em relação às queimadas e incêndios florestais.
As equipes da Defesa Civil estadual percorreram mais de 8 mil quilômetros em ações presenciais, promovendo oficinas, treinamentos e simulados voltados à prevenção e resposta rápida às ocorrências típicas da estiagem, que se intensificam com a baixa umidade do ar e as altas temperaturas.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil destacou o compromisso com a antecipação e o fortalecimento da rede de proteção. “Capacitar quase 3 mil agentes é um marco para São Paulo. Estamos investindo na ponta, preparando quem está no dia a dia das operações e fortalecendo a integração entre estado e municípios para reduzir os impactos da estiagem e proteger vidas”, afirmou o coronel PM Henguel Ricardo Pereira.
A capacitação para a Operação SP Sem Fogo abordou temas como o monitoramento de riscos, uso de sistemas de alerta, atualização dos planos de contingência, estratégias de combate a incêndios, acionamento de aeronaves e a importância da comunicação com a população para evitar ações que possam provocar queimadas.
A oficina preparatória antecede o período de estiagem e reafirma o compromisso do Governo de São Paulo com a prevenção de desastres e com o fortalecimento dos agentes que atuam diretamente na linha de frente da proteção à população e ao meio ambiente.
Prevenção a queimadas florestais
As ações preventivas de combate às queimadas também precisam ser desenvolvidas pela população. No período que antecede à estiagem medidas de proteção devem ser adotadas:
- Não soltar balão, prática considerada criminosa pela legislação brasileira.
- A construção de aceiros na propriedade rural ou no entorno da moradia garante que o fogo não avance para o imóvel ou tranpasse para áreas de proteção ambiental
- Limpeza de folhas secas nas calhas do telhado e roçada do quintal e terrenos baldios contribuem para que fogo não se alestre próximo à residência.
- Não utilizar fogo para limpeza do terreno ou para eliminação do lixo
- Não jogar bituca de cigarro nas margens de rodovias
- Não realizar fogueiras
Práticas criminosas podem ser denunciadas pelo disque denúncia 181 ou para a Polícia Militar, pelo telefone 190.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br